quinta-feira, 29 de maio de 2014

Eficiente na compactação e no jogo vertical, o Atlético estende sequência invicta

Nesta quarta, o Atlético de Levir Culpi foi capaz de realizar a difícil tarefa de segurar o time do Fluminense, e isso foi feito a partir de um sistema defensivo compacto e organizado, que deu poucos espaços ao tricolor durante todo o jogo. A equipe da casa se organizou no 4-2-3-1, com laterais e volantes que pouco se aventuravam ofensivamente, e homens de frente que constantemente trocavam de posição. O Fluminense também se posicionava em um 4-2-3-1, que com os avanços de Jean se tornava um 4-1-4-1, com Diguinho sempre fixo à frente da linha de defensores, e Sóbis se aproximando do atacante Walter.

Ao analisarmos os ditos playmakers das duas equipes, é possível perceber que realizaram funções bem diferentes. Dátolo organizava o jogo logo à frente dos volantes, realizando frequentemente lançamentos aos pontas, e caindo pelos lados quando necessário. Conca, por sua vez, flutuava atrás do centroavante, e apesar de voltar para buscar a bola em alguns momentos, procurava com frequência a incursão à área e a finalização.

A disposição tática de Atlético Mineiro e Fluminense.
As duas equipes iniciaram com marcação agressiva, e deixando poucos espaços. O Fluminense era ousado e buscava controlar o jogo e a posse da bola, enquanto a equipe mineira exibia um jogo mais direto e veloz, com incisividade pelos flancos e inversões de posição que confundiam a marcação. A proposta tricolor era bem ofensiva, e como consequência a defesa ficou exposta aos frequentes contra-ataques atleticanos. Após o gol, o tricolor passou a se expor ainda mais, e o Galo foi capaz de ampliar o score a partir da transição ofensiva em velocidade e com poucos toques. O Atlético mantém assim uma sequência invicta de cinco jogos, e busca grandes objetivos nesse Brasileiro. O Fluminense, apesar da derrota, obteve mais uma boa atuação, e com um aprimoramento da cobertura defensiva, é forte candidato ao título.

Os contra-ataques atleticanos foram liderados por Diego Tardelli. Veloz e versátil, destacou-se pelas duas pontas, e no segundo tempo iniciou diversas jogadas em velocidade pelo meio.

Por Felipe de Faria