quinta-feira, 29 de maio de 2014

Forte marcação corintiana bloqueia velocidade cruzeirense

O jogo mais esperado da rodada era Corinthians x Cruzeiro. De um lado estava o Timão, que jogava "em casa" e vinha de uma boa vitória contra a equipe do Sport na Ilha do Retiro e estava em busca dos 3 pontos para sair da 6ªcolocação e encostar de vez nos primeiros colocados. Do outro lado estava o Cruzeiro, líder da competição, que vinha de uma vitória também fora de casa contra a boa equipe do Internacional e buscava os 3 pontos para assim tentar aumentar sua vantagem em relação ao segundo colocado.

O Corinthians veio armado no seu tradicional 4-2-3-1 que era compacto e tinha em sua fase ofensiva movimentação do seu quarteto de frente, com o atacante Guerrero muitas vezes saindo para o lado esquerdo, abrindo espaço para as infiltrações, pouco apoio dos volantes e apoio alternado dos laterais, apostando em transições rápidas pelos lados do campo principalmente. Já em sua fase defensiva a equipe paulista se armava em um 4-4-1-1 e alternava sua marcação entre pressão média-alta.

Já o Cruzeiro veio armado no seu também tradicional 4-2-3-1 que era compacto, tinha a tradicional aproximação do seu trio de meias, volantes mais fixos protegendo a defesa e apoio alternado dos laterais em sua fase ofensiva, apostando em um jogo mais baseado no toque de bola. Defensivamente a equipe mineira realizava marcação pressão alta e se reorganizava em um 4-4-1-1 que por vezes ficava um 4-2-3-1 por conta da já conhecida recomposição falha dos seus pontas.

 
Equipes utilizando muito os lados no 4-2-3-1, porém, com propostas diferentes 
O primeiro tempo começou com as equipes tendo muita intensidade na marcação, tanto que ambas só conseguiam criar algum perigo através de chutes de longa distância. Após os 15 minutos iniciais a proposta de jogo das equipes começou a ficar mais clara, com o Cruzeiro tocando mais a bola e o Corinthians marcando pressão a saída adversária tentando, ao roubar a bola, sair rapidamente pelos lados. No primeiro tempo, embora a equipe do Cruzeiro tenha tido 3 chances perigosas, a equipe corintiana era mais objetiva e levava mais perigos à defesa adversária(8 a 4 nas finalizações).
No flagrante Corinthians pressionando a saída de bola da equipe cruzeirense
O segundo tempo começou com a equipe cruzeirense trocando seu jogo de posse de bola por um estilo mais objetivo, conseguindo assim pressionar mais a equipe corintiana errando porém, muitos passes, não conseguindo criar chances mais efetivas de gol. Já a equipe corintiana conseguia sair em velocidade explorando os espaços que a equipe cruzeirense deixava contando com constante apoio do volante Bruno Henrique que passou a sair mais para o ataque. Até que Guerrero conseguiu fazer o gol da equipe corintiana contando com a ajuda do goleiro Fábio que escorregou e não conseguiu defender o chute do atacante.

Mesmo com as substituições realizadas pelo técnico Marcelo Oliveira - entraram Mayke, Dagoberto e Júlio Baptista nas vagas de Ceará, Willian e Henrique - a equipe do Cruzeiro tentava criar, porém, não conseguia furar a defesa corintiana. Já o Corinthians do técnico Mano Menezes efetuou suas 3 substituições tirando o lateral Fágner(machucado) e, posteriormente ja no final do jogo, o atacante Romarinho e o meia Petros e colocando o volante Guilherme Andrade, o atacante Luciano e o meia Danilo mantendo sua estrutura tática,passando a controlar a posse de bola, tendo assim o controle do jogo e confirmando a vitória.
 
Equipes no final do jogo: Cruzeiro com Éverton Ribeiro de segundo volante sem porém conseguir dar maior qualidade a saída de bola e Corinthians no 4-2-3-1 que mantinha a posse de bola e controlava o jogo

A vitória foi muito importante para a equipe paulista que, além de ter mostrado estar em uma crescente no campeonato, tendo realizado a sua melhor partida na competição, ficou a apenas um ponto do líder, dando sinais que poderá brigar pelo título brasileiro. Já a equipe mineira, que continua na liderança do campeonato tendo porém, agora, quatro equipes em sua cola na classificação, mostra que a equipe ainda não alcançou o brilho do campeonato passado e, mesmo tendo o melhor elenco do país, necessitará mostrar mais futebol se quiser conquistar o bicampeonato.

Mapas de calor indicando áreas de atuação das equipes no jogo: Percebe-se que a equipe corintiana(mapa de cima) foi mais atuante no setor ofensivo principalmente pelos lados do campo do que a equipe cruzeirense(mapa de baixo) que conseguiu escapar para o campo ofensivo algumas vezes, porém, mantinha mais a bola no meio de campo por conta da forte marcação corintiana realizada em sua saída de bola, o que prejudicava sua produção ofensiva


Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)