quinta-feira, 8 de maio de 2014

Muricy muda dinâmica e o São Paulo se classifica

O São Paulo chegou para o confronto com o CRB precisando vencer para se manter na Copa do Brasil. Qualquer vitória simples, colocava o contestado time de Muricy na terceira fase do torneio. Paulo Henrique Ganso, reserva no duelo de sábado contra o Coritiba, voltou ao time titular na vaga de Pabón e o técnico buscou uma dinâmica diferente para encaixar o meia de passe refinado. 

O 4-2-3-1 que tinha Pato atrás de Luís Fabiano na linha de três, desta vez teve Ganso no centro das ações, porém sempre que o time perdia a bola, o camisa dez recuava pelo flanco recompondo a marcação, ou pelo lado de Osvaldo ou pelo lado de Pato. O lado direito que abrigou Alexandre Pato foi o lado em que o São Paulo mais investiu jogadas no primeiro tempo. O constante avanço de Luís Ricardo e a dobradinha com Pato se tornaram uma arma para o São Paulo abrir o placar. 

Na diagonal de Pato e de Osvaldo, Luís Ricardo ganhou espaço e foi, muito bem, servido por Ganso. Cruzamento do lateral, desentendimento da defesa e toque de Osvaldo para abrir o placar no Pacaembu. 

Jonathan foi o encarregado de marcar Luís Ricardo e ajudar seu lateral, Gleidson a cuidar de Pato. No outro flanco Audálio ficou com Ganso ou Osvaldo. Quando o meia centralizava, era Olivio quem o marcava, sempre acompanhado de perto por Bruno Martins. Porém a marcação frouxa e a boa chance perdida por Tozim na assistência de Diego Rosa, que abria pela esquerda para deixar o meio mais numeroso, não deixaram o CRB ir com uma melhor sorte ao intervalo. 

Pato a direita e Ganso ao centro foi a principal novidade do 4-2-3-1 são-paulino. No CRB a mesma formatação teve pontas comedidos. Sem avançar, nem criar, o CRB teve apenas um chance no primeiro tempo, que partiu de uma ligação direta.
À volta para o segundo tempo trouxe Maciel na vaga de Audálio, porém o mesmo panorama seguia. O São Paulo tinha a posse de bola e o CRB tentava se armar em um contra-ataque. Mas o time de Muricy logo tratou de ampliar e diminuir a chance de uma zebra, no cruzamento de Ganso, Lucão ficou sozinho e tocou de cabeça para marcar.

Eduardo Souza mexeu na outra ponta de seu 4-2-3-1, João Vitor entrou na vaga de Jonathan, que não avia chegado uma vez ao fundo no primeiro tempo e logo na primeira jogada, João Vitor colocou na cabeça do bom atacante Tozim, que balançou a trave de Rogério. 

O São Paulo teve a chance de matar o jogo com Luís Fabiano, Pato e Ganso, todas cara a cara, mas todas pararam no goleiro Júlio César, então Ademilson veio na vaga do já desgastado fisicamente, Pato. Na primeira do jovem garoto do São Paulo, Maicon achou um passe maravilhoso para ele que invadiu e foi derrubado pelo Goleiro. No pênalti bem batido por Rogério, o São Paulo selou a vitória e a classificação. 

Com Ganso de volta ao time o São Paulo notoriamente criou mais, a produção ofensiva foi muito maior. Contra o Coritiba o São Paulo acertou cinco finalizações, contra o CRB já foram oito. O time parece precisar de mais sequencia, porém as mexidas táticas de Muricy centralizando mais Paulo Henrique Ganso e deixando Pato mais solto pelo lado, parecem surtir efeito


Os mapas de calor de Ganso e Pato. Ganso recuando pelos flancos sem a bola e partindo deles para o centro, Pato mais fixo pelo lado direito. (Footstats)



Por Rai Monteiro (@_RaiMonteiro)