terça-feira, 27 de maio de 2014

Porque o 4-4-2 com 2 volantes e 2 meias está em desuso? Adilson pode usá-lo no Vasco?

Os anos passam e o futebol muda. Sim, ele muda, caro leitor. Não totalmente, mas muda. Um dos maiores questionamentos do torcedor brasileiro no aspecto tático é o desaparecimento do 4-4-2 com 2 volantes e 2 meias.

No Brasil, esse esquema foi muito presente até grande parte da década de 90, sumindo nos anos 2000. Só que aqui os meias atuavam centralizados e não abertos pelos lados como na Inglaterra e em outros países. Eles também não tinham funções defensivas e pouco contribuíam sem a bola como hoje.

Os volantes estavam determinados a recuar e dar cobertura aos laterais, algo que acontece atualmente, mas em menor escala. Se olharmos os principais volantes do futebol mundial hoje, veremos jogadores técnicos, com grande capacidade de marcação e de saída de bola.


É possível jogar no 4-4-2 com 2 volantes e 2 meias? Sim, desde que com mudanças.

Esquema do City em 2012 (via Olho Tático) que vem se repetindo com o técnico Manuel Pellegrini com meias (Silva e Nasri) que, com a bola, centralizam pra armação de jogadas. Já sem a bola, como na imagem, abrem pelos cantos, acompanhando o lateral adversário.
Não foram só esquemas táticos que apareceram ou desapareceram com o tempo. As ideias de compactação, dinâmica e intensidade de jogo, pelo menos em tese, parecem ter chegado ao Brasil de vez. Ou seja, o futebol mudou e é preciso estar atualizado com o que tem de novo.

Tendo iniciado esse debate e trazendo essas colocações para o Vasco de hoje, é possível pensar a equipe num 4-2-2-2? Volantes ajudando na saída de bola? Meias como Douglas colaborando na marcação e na recomposição? Que outro meia jogaria ao lado de Douglas?

- Relembrando o último 4-2-2-2 no Vasco

Aqui embaixo, um frame tático de 2013, quando Paulo Autuori usou o 4-2-2-2 no Vasco.





No frame abaixo, repare que o meia Bernardo não acompanha o lateral adversário e é o volante Sandro Silva que tem que fazer a cobertura, desarrumando o time taticamente.





Por Pedro Ramos (@pedrohnramos)