domingo, 22 de junho de 2014

Alemanha 2 x 2 Gana - Em jogo emocionante, Alemanha e Gana ficam no empate!

Gana marcando bem compactada e Alemanha tendo dificuldades para fazer o jogo fluir
Em Fortaleza, tivemos um confronto emocionante e interessante taticamente entre Alemanha e Gana. A partida serviu para mostrar alguns problemas e dificuldades do time alemão, onde os africanos tiveram a chance da vitória, porém, deixaram a peteca cair.
Gana marcava com duas linhas de quatro bem compactadas, que balançavam de acordo com a movimentação da bola, tiravam o espaço para o toque de bola progressivo/vertical da Alemanha e por vezes, buscavam pressionar mais à frente, iniciando o combate a partir da intermediária defensiva alemã. Quando marcava dentro de seu próprio campo, geralmente deixava o meia-central à frente da linha de 4 do meio e Asamoah Gyan mais adiantado.
A Alemanha alternava entre fases de 4-1-4-1 e 4-2-3-1 de acordo com a movimentação de Toni Kroos, que sem a bola também chegava a avançar o bote pelo meio, quase que alinhando-se com Müller. Os alemães tinham dificuldades para fazer a transição entre os setores com qualidade pelo chão, limitando-se muitas vezes a trocas de passes laterais no seu campo de defesa e/ou no meio-campo e tentando chegar com mais perigo por meio de enfiadas de bola para a chegada de Özil ou Götze(que também trocavam de posição) na linha de fundo para tentar o cruzamento para a área, buscando a escorada de Müller ou infiltrações em diagonal dos mesmos. Quando o ataque alemão chegava no fundo, normalmente três jogadores fechavam na área para tentar a conclusão. As dificuldades da Alemanha ocorriam principalmente pelo fato de ser um time com a característica de jogar em velocidade na transição defesa-ataque pegando a defesa adversária em fase de recomposição, além da dificuldades que tem quando o adversário nega espaços na intermediária e/ou pressiona sua saída.
Os africanos tentavam a saída com velocidade no contra-ataque, porém, tinham dificuldades para encaixá-lo, por causa dos erros na puxada e no último passe. Com a bola, atacava mais pelo lado direito, com Atsu tentando o corte pra dentro, mas trabalhando na ponta com a passagem do lateral-direito Afful na direção do fundo do campo. Asamoah Gyan se deslocava pra receber fora da área ou na ponta e buscando a progressão pra cima da defesa alemã. Ayew afunilava pelo meio e entrava em diagonal para a área quando a bola caía pelo lado direito do ataque(como no lance do 1º gol ganês), porém, Gana pouco explorou no primeiro tempo, a passagem de K.Asamoah no corredor pela esquerda.
O primeiro gol alemão surgiu de uma situação de jogo onde o time conseguiu encaixar o passe entre as linhas, encontrando mais espaço pra desenvolver a ação ofensiva, abriu o jogo na direita e Mário Götze(o ponta do lado contrário ao do cruzamento) fechou em diagonal, Afful(lateral que fechou na cobertura por dentro) não conseguiu acompanhá-lo e Götze fez a infiltração no espaço entre ele e o zagueiro Boye para a conclusão.
Depois de Gana marcar seu gol da virada, com Asamoah Gyan, o técnico alemão Joachim Low entrou com Schweinsteiger no lugar de Khedira e Klose na vaga de Götze. Com Schweinsteiger, a Alemanha melhorou a dinâmica na criação e trocas de passe e a qualidade das enfiadas de bola e chegadas à frente. Klose assumiu o centro do ataque, “empurrando” Müller para o lado direito do ataque e abrindo Özil na esquerda. Gana recuou um pouco mais suas linhas depois do 2º gol e passou a ter uma proposta ainda mais contra-golpista. Após o empate alemão, o jogo ficou mais aberto, com Gana tentando acelerar a transição pro ataque, mas também deixando espaços pro contra-ataque da Alemanha.

*Por João Elias Cruz