quarta-feira, 18 de junho de 2014

Camarões 0 x 4 Croácia - Camarões deu o espaço que Modric e Rakitic precisavam

A primeira seleção eliminada do Grupo A da Copa do Mundo de 2014, Camarões, perdeu por 4 x 0 para a Croácia. Para esta quantidade de gols sofridos, o time africano não conseguiu marcar devidamente dois grandes jogadores da seleção europeia, Modric e Rakitic. Muito do destaque destes jogadores croatas aconteceu devido às suas habilidades técnicas e táticas, mas também por causa dos descuidos que o Camarões cedeu à eles. Para esta derrota e eliminação da seleção africana, Camarões começou no 4-3-3 e a Croácia no 4-2-3-1:

Croácia no 4-2-3-1 e Camarões no 4-3-3.

Nos primeiros dez minutos de jogo, Camarões explorou a falta de recomposição de Olic no setor esquerdo da Croácia. Uma vez que este jogador pouco faz esta movimentação em seu clube, o Wolfsburg, a seleção africana muitas vezes em dez minutos fez um 2 x 1 com Moukandjo e Moting contra Pranjic. Mas depois desta pressão de somente um lado do campo, a Croácia passou a dominar a partida.

A seleção europeia passou a encontrar os espaços cedidos a Modric e a Rakitic. Esta dupla de volantes croatas foi o destaque da partida taticamente e tecnicamente. Eles ditaram o ritmo da partida, se posicionavam de acordo com o lado da bola –e assim, fechando as linhas de passe do adversário com a bola-, trocavam de lado frequentemente e foram também os destaques estatísticos.

Modric acertou 39 passes (o segundo que mais acertou no jogo), fez quatro lançamentos corretos (o terceiro que mais acertou na partida) e o segundo que mais acertou viradas de jogo, com quatro acertos. Já seu companheiro de volância, Rakitic, acertou 48 passes (o jogador que mais acertou passes no jogo), fez quatro lançamentos certos (junto com Modric, o terceiro que mais acertou este fundamento) e que mais fez viradas de jogo corretas com cinco acertos.

Muito dessa liberdade em campo aconteceu devido à maneira individual com que Camarões marcou. O sistema defensivo postado no 4-1-4-1 realizou marcação por zona somente em seus zagueiros e centroavante. Já o restante da equipe marcou individualmente. Mas como Modric e Rakitic trocavam de lado frequentemente, eles constantemente conseguiram receber a bola livres de marcação.  Com isto, os volantes croatas dominaram a partida.

Exemplo de movimentação sem bola de Modric e Rakitic em busca da saída de jogo curta: Modric se projetou na diagonal para receber do lado oposto em que estava, enquanto que Rakitic se projetou lateralmente para a posição inicial de Modric. 

De nada adiantava a compactação no 4-1-4-1 do Camarões entre o meio de campo e a intermediária defensiva, pois Song e Enoh eram frequentemente enganados pelas movimentações sem bola dos volantes croatas. Além disso, a Croácia marcou pressão desde a saída de bola adversária e, assim, dificultando com que Camarões saísse jogando. Porém esta dificuldade foi diminuída enquanto Song esteve em campo.

Este jogador, que atuou como meia nesta partida, recuava para realizar a saída curta de sua equipe. Mesmo tendo Matip, o único volante do time, tendo originalmente esta função devido à posição. Song recebia à frente dos zagueiros e no espaço deixado por Matip, pois este empurrava Sammir para trás e fazia com que Song tivesse ainda mais espaço para jogar. 


Demonstração da movimentação do time de Camarões para que Song recebesse a bola na intermediária defensiva: os dois zagueiros abriam, Matip empurrava Sammir à frente e Song recebia a bola no espaço onde Sammir deveria estar marcando.

Entretanto Song foi expulso infantilmente, aos 39 do primeiro tempo. Como o placar já estava Croácia 1 x 0 Camarões, a seleção africana perdeu o que tinha de melhor em campo. A partir desta expulsão, Camarões passou a jogar no 4-4-1, pois Nounkeu entrou no lugar de Chedjou, no intervalo do jogo. Com esta substituição, Matip foi para zaga e o meio de campo camaronês passou a ser formado por (da direita para a esquerda): Moukandjo, Nounkeu, Enoh e Mbia. Além destas mudanças, a seleção africana passou a marcar somente por zona. Aqui começou o desastre camaronês na partida.

Como o time não foi bem tecnicamente, defensivamente e individualmente, o time só havia tomado um gol. A partir da expulsão, a equipe africana passou a marcar por zona, e como ela já estava tão bem individualmente, esta troca de opção fez o time tomar três gols em 27 minutos. Nenhum jogador camaronês sabia quem fazia marcação e cobertura defensiva. A Croácia aproveitou este momento de instabilidade defensiva camaronesa.

Com o placar de 4 x 0 e com a vitória garantida, Niko Kovac –técnico da Croácia- tirou os seus três meias: Olic, Sammir e Perisic. Em seus lugares entraram Eduardo da Silva, Kovacic e Rebic. Estes três novos meias se movimentaram tanto enquanto estiveram em campo, que dificilmente pôde-se determinar em qual faixa de campo que eles jogaram. Mas apesar de tanta movimentação, o placar se manteve 4 x 0. Com este resultado, Camarões foi a primeira seleção eliminada do grupo A e Croácia ainda mantém suas chances de classificação.

Final de jogo: Croácia no 4-2-3-1 e Camarões no 4-4-1.


Por Caio Gondo (@CaioGondo)