domingo, 15 de junho de 2014

Chile 3 x 1 Austrália - Domínio, acomodação e risco

Com a vitória surpreendente de 5 a 1 da Holanda na Espanha, os chilenos entraram sabendo que o jogo era mais importante do que o imaginado. A Australia, claramente a mais fraca do grupo, entrava para tentar surpreender. Elas entraram com as seguintes escalações:



Com Vidal em campo, Chile apostou na formação que baseou a arrancada nas eliminatórias. O 4-3-3, com Valdivia de falso 9, é fluido, rápido e intenso. Ja os australianos entraram no 4-2-3-1, com Bresciano pelo meio e Cahil na frente, se fechando nas duas linhas compactadamente.

Motivados pela linda demonstração de amor de sua torcida, cantando o hino "á capela", a Roja entrou com tudo. Dois gols em 15 minutos e a expectativa de uma goleada pela frente. Foram 25 minutos de intensidade alta e uma Australia perdida. O gol de Valdivia, o segundo, caracterizou bem o estilo dessa seleção de Sampaoli, observem:

Sanchez, com Sampaoli, tem mais liberdade de buscar a bola atrás e ter campo para armar e dar o passe de ruptura. Os volantes aparecem de trás (Aranguiz) e rompem as linhas adversárias e Vargas busca espaço no meio dos zagueiros para entrar em diagonal. Valdivia, de falso 9, atrai a atenção da última linha, não entra na área, busca a intermediária, de onde recebe e faz.


Após a meia hora de jogo, o Chile começou a se acomodar. Manter posse, baixar intensidade e agredir menos. Armadilha! Australia cresceu e numa bola cruzada de Leckie, faz o gol com Cahill, de cabeça. Ponto fraco da baixa zaga andina.

Pro segundo tempo mudanças na Australia: a entrada no 4-4-1-1, aproximando Bresciano de Cahill e colocando Halloran no lugar de Oar, fez o time melhorar. Fez boa pressão nos sulamericanos, mas nao surtiu efeito. Percebendo a queda de rendimento, Sampaoli mexeu duas vezes, tirando Vidal (voltando de lesão) e Valdivia cansado e colocando Gutierrez e Beausejour, deslocando Vargas para a referencia.


O time chegou a esboçar um retorno a intensidade dos primeiros minutos, mas errava o ultimo passe. Mas a Australia ficou inócua. Com os lados melhor anulados, os cruzamentos passaram a acontecer menos. Beausejour ajudou a dobrar na esquerda com Mena, fez boa partida taticamente e ainda foi coroado com um gol no final.

Resultado bom e certa animação com os minutos iniciais. Se mantiver esse rendimento no resto da partida, pode eliminar a Espanha ja na segunda rodada e garantir a classificação! Tem jogo!


A MELHOR COBERTURA TÁTICA DA COPA DE 2014 É AQUI, NA PRANCHETA TÁTICA.

Por Gabriel Daiha (@Gabriel_Daiha)