sábado, 14 de junho de 2014

Colômbia 3 x 0 Grécia - Longe de sua melhor versão a Colômbia vence a Grécia com contudência e oportunismo

A lesão de Radamel Falcao trouxe um enorme problema para José Pekerman. O treinador argentino deixou o seu esquema fetiche, o 4-3-1-2 com losango no meio de campo, apostando numa nova formação de daria protagonismo ao talentoso James Rodriguez como o condutor do selecionado cafeteiro. A Colômbia entrou na Arena Mineirão no 4-2-3-1 com Victor Ibarbo e Guillermo Cuadrado levando enorme vantagem pelos flancos graças a frágil marcação do laterais gregos, Tororidis e Holebas.

A Grécia especulava com um 4-1-4-1 bem claro. Katsouranis ficava entre as duas linhas com a missão de marcar James Rodriguez, à sua frente Maniatis e Kone duelavam contra os volantes tricolores, Carlos Sanchez e Abel Aguilar, ao passo que na mesma linha, Salpingidis e Samaras batiam contra os laterais, Armero e Zuniga.



O gol logo no inicio, após linda jogada de Cuadrado - que deixou Holebas falando sozinho - aconteceu pois Salpingidis não retornou na marcação de Armero, dessa formava, o ex-palestrino colocava os colombianos prematuramente na frente. Com um time lento e apostando pelos flancos, a Colômbia seguiu melhor ate os 15 minutos. Dali em diante, a Grécia tomou as rédeas da peleja. É verdade que esbarrava na falta de criatividade de um meio-campo de pouco ímpeto ofensivo. Gekas, que substituía Mitroglou, ficava isolado entre a marcação de Zapata e Yepes, a espera de um mero cruzamento. Mesmo sem o controle do jogo, a Colômbia voltava ao segundo tempo em vantagem.

A Grécia seguia com um falso domínio, sem criar grande perigo a meta de David Ospina. Foi então que o selecionado europeu recebeu um castigo atroz. James Rodriguez cobrou escanteio no primeiro pau, e após desvio, o oportunista Teo Gutierrez desatou a loucura da impressionante torcida colombiana.

Gekas ainda teria a melhor chance do gol. A trave evitou que tivéssemos um pouco de dramatismo no final do jogo. O treinador português, Fernando Santos tentou uma nova formação para o tramo final com a entrada do ponteiro esquerdo, Fetfatzidis e do centroavante Mitroglou. A Grécia passava para um 4-2-2-2 com Samaras e Mitroglou tentando uma sobrevida no mano a mano contra a zaga tricolor.


Pekerman também mexeu suas peças: Mejia entrava no lugar de Aguilar para conter os últimos avanços gregos, ao passo que Arias assumia a marcação de Fetfatzidis - que antes era de responsabilidade de Armero. Eis que nos acréscimos, apareceu a genialidade dos dois melhores jogadores da partida, Juan Guillermo Cuadrado e James Rodriguez. O canhotinho do Mônaco anotava o terceiro gol colombiano demonstrando toda a sua qualidade. Exagerado para o que foi o jogo, o 3 a 0 deixa a Colômbia em boa situação no Grupo C. O próximo compromisso é contra a Costa do Marfim.


A MELHOR COBERTURA TÁTICA DA COPA DE 2014 É AQUI NA PRANCHETA TÁTICA!


Por Felipe Bigliazzi (@FelipeBigliazzi)