sexta-feira, 13 de junho de 2014

México 1 x 0 Camarões: México mostra que possui bom futebol e capacidade para avançar na copa

México e Camarões se enfrentaram na tarde desta sexta feira em jogo válido pela 1ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo. O jogo era muito importante para ambas as equipes já que uma vitória de qualquer um dos lados o colocaria em vantagem  na briga por uma das vagas do grupo pois, com a derrota da Croácia, o vencedor seria alçado à segunda colocação.

A equipe mexicana veio armada em um 5-3-1-1 que, de posse da bola, se tornava um 3-1-4-2 com o avanço dos seus laterais que se tornavam alas. Com a bola a equipe mexicana, até pela forma como a seleção de Camarões se portou, trabalhava a posse da mesma com velocidade tendo inclusive o zagueiro Moreno ajudando na criação das jogadas, forçando mais o jogo pelos lados utilizando muito os seus alas. Já defensivamente a equipe mexicana marcava pressão desde a saída de bola da equipe camaronesa e, se não conseguia recuperar a bola no seu campo ofensivo, compactava-se formando uma linha de 5 jogadores com o recuo dos alas se alinhando aos zagueiros mais uma linha de 3 logo a frente, linha formada pelo volante Vázquez, esse mais recuado, e pelos meias Herrera e Guardado deixando mais livres à frente os atacantes Peralta e Giovanni dos Santos.

Já a equipe de Camarões veio postada em um 4-1-4-1 que por vezes em sua fase defensiva se desorganizava e tornava-se um 4-5-1 com o alinhamento do volante Song a segunda linha de quatro. Defensivamente a equipe camaronesa, como já dito, fechava-se em um 4-1-4-1 que deixava Eto'o livre do trabalho defensivo, marcava em bloco médio-baixo e era compacto, porém, não apresentava solidez defensiva. De posse da bola a equipe tinha o apoio alternado dos laterais, pontas/wingers fazendo a diagonal para abrir o corredor para a ultrapassagem, apoio simultâneo da dupla de volantes Mbia e Enoh e movimentação de Eto'o para tentar armar as jogadas da equipe. A equipe porém sofria com a lentidão da sua transição ofensiva, que permitia muitas vezes à equipe mexicana se reorganizar após perder a bola.

 No flagrante compactação da linhas defensivas camaronesas. (Reprodução: FIFA)


O primeiro tempo começou com pressão da equipe mexicana que, até pela proposta mais defensiva da equipe camaronesa, pôde avançar suas linhas e trabalhar mais a bola no campo de ataque, tentando criar suas chances pelos lados do campo, principalmente pelo lado direito que tinha Herrera, Aguilar e Giovani dos Santos caindo por aquele lado para criar as jogadas, sem porém conseguir criar muitas chances mesmo com um bom volume de jogo. Após essa pressão inicial a equipe africana passou a sair mais para o jogo, conseguindo levar perigo somente através de bola parada ou cruzamentos que eram, em sua maioria, efetuados pelo lado esquerdo com as constantes chegadas de Assou-Ekotto.

Equipes em suas formações no 1ºtempo: México no 3-1-4-2 que defensivamente tornava-se um 5-3-1-1 e Camarões no 4-1-4-1 que contava com apoio alternado dos laterais e chegada dos volantes em sua fase ofensiva.


No intervalo saiu o lateral camaronês Djeugoue e entrou o zagueiro Nounkeu, dando assim maior poder de marcação por aquele lado

O segundo tempo começou com a equipe mexicana tocando a bola forçando dessa vez mais pelo meio com uma maior movimentação da sua dupla de ataque Giovanni dos Santos e Peralta. Já a equipe camaronesa defendia-se dessa vez com todos os seus jogadores, incluindo Eto'o, atrás da linha da bola, e conseguia sair com um pouco mais de velocidade pelos lados sem porém levar grande perigo. Até que aos 15 minutos, após boa movimentação do ataque mexicano Peralta, que iniciou a jogada, marcou após rebote do goleiro Itandje.

No detalhe a inteligente movimentação ofensiva mexicana no lance do gol que tirou o zagueiro Chedjou do seu lugar desorganizando o sistema defensivo camaronês, proporcionando espaço para a infiltração de Peralta. (Reprodução: FIFA)


Após o gol a equipe de Camarões adiantou suas linhas passando a marcar a saída de bola da equipe mexicana e ter mais posse de bola. Porém, mesmo com a entrada de Webo no lugar de Song reorganizando o time em um 4-4-2 em linhas, a equipe camaronesa praticamente não criou nenhuma chance que pudesse lhe trazer o gol de empate fora uma cabeçada perigosa de Moukandjo após cruzamento de Assou-Ekotto. 

Já a equipe mexicana, após o gol, passou a marcar pressão somente a partir do meio de campo, recuando seus alas e saindo com muita velocidade nos contra ataques, utilizando as entradas de Fabian, Chicharito e Salcido nos lugares de Guardado, Peralta e Herrera, somente como formas de reoxigenar a equipe que consegui segurar a vitória.

Equipes no final do jogo: México recuado em um 5-3-2 que apostava nos contragolpes e Camarões no 4-4-2 que só chegava através de cruzamentos

A partida mostrou uma equipe mexicana pronta para brigar pela segunda vaga do grupo, apresentando um bom toque de bola e conseguindo ser segura defensivamente, mesmo que o adversário não tenha mostrado capacidade técnica e tática para testar realmente o sistema defensivo mexicano. Já a equipe camaronesa resta mesmo tentar somente tentar tirar pontos de Brasil e Croácia uma vez que, com o fraco time que tem tecnicamente, não resta a mesma acreditar que poderá chegar mais longe nessa copa.


A MELHOR COBERTURA TÁTICA DA COPA DE 2014 É AQUI NA PRANCHETA TÁTICA!


Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)