sexta-feira, 13 de junho de 2014

Espanha 1 x 5 Espanha - Em AULA de compactação, Holanda massacra Espanha em vingança de 4 anos

Eles estavam esperando esse jogo há 4 anos, desde a fatídica derrota na Copa do Mundo de 2010. E tiveram dois meses para treinar contra a previsível Espanha. Em uma AULA de como atuar de maneira compactada, a Espanha aplicou uma goleada e levou a alegria aos mais de 20 mil holandeses que invadiram a Bahia na tarde de hoje. Azar da Espanha - e meu, que tomei um banho de cerveja por ter ido à Arena Fonte Nova com a camisa da Roja em meio a uma verdadeira invasão laranja e branca.

A Espanha começou o jogo melhor, aplicando o seu tradicional Tiki-Taka, dando a entender que iria se sobrepor à Holanda, que passa por um grande processo de reformulação e conta com muitos jovens. Atuando no já conhecido 4-3-3. la Roja trocava passes e tinha tranquilidade para transitar no gramado. A Laranja Mecânica no começo do jogo parecia estar somente estudando o adversário, pois se preocupava única e exclusivamente com a marcação, sem, contudo, dar o combate necessário à Espanha. O gol - num pênalti duvidoso em cima de Diego Costa - foi o último suspiro do famoso Tiki-Taka, inventado por Guardiola e adaptado por Del Bosque.

Depois do gol, marcado aos 27, os Espanhóis se acomodaram e os Holandeses se inquietaram. Aí sim começou a aparecer a estratégia do gênio Van Gaal. Dando AULA de compactação, o time holandês passou a dar liga no seu bem-articulado 3-4-3 disposto em três linhas com apenas trinta metros de distância entre a 1ª e a 3ª. A compactação em um nível extremo fez com que a Espanha só conseguisse trocar passes na zona morta do gramado, o setor de meio-campo, sem conseguir avançar para a zona de defesa holandesa. Quando o ataque da Holanda perdia a bola ou errava passes, Robben, Van Persie e Sneijder rapidamente faziam a falta técnica para impedir o contra-ataque do adversário. O lançamento longo, o único contra-veneno que a Espanha poderia utilizar, funcionou justamente contra ela mesma. Em um lindo lançamento de mais de 40 metros de Blind, Sergio Ramos não acompanhou e Van Persie entrou sozinho para empatar.

O compactado sistema holandês funcionou ainda melhor no segundo tempo. Com De Jong em cima de Xavi e De Guzman de Iniesta, a Espanha não achou os seus principais passadores e não conseguiu fazer a bola progredir em direção ao ataque. Por outro lado, a Holanda dava aula de compactação, força e velocidade, marcando demais e partindo na transição defesa-ataque com rápida progressão. As descidas de Robben e Van Persie em velocidade pelos lados, explorando as costas de Jordi Alba e Azpiculeta, foram fundamentais para a construção dos gols da partida. É claro que o placar poderia ter sido menos elástico se não fossem as generosas contribuições de Sergio Ramos e Casillas, que tiveram erros particulares em dois dos gols. Del Bosque colocou Pedro para dar velocidade à sua equipe, mas já era tarde demais.

A goleada Holandesa põe fim definitivo à bonita era Tiki-Taka, comandada por Xavi e Iniesta e criada por Pep Guardiola. Louis Van Gaal foi genial ao montar a sua equipe, mas a Espanha não tem mais a velocidade necessária para fazer o sistema por ela inventado funcionar de maneira perfeita. Parabéns à Holanda, que já premiou a sua participação na Copa 2014. Já a Roja terá que passar por uma rápida e eficiente reformulação, se não quiser ser eliminada na primeira fase e protagonizar (mais) um dos maiores vexames da história dos Mundiais.


OBS: Em virtude de problemas de conexão na Bahia, Mateus Kerr colocará as imagens do jogo assim que for possível.


A MELHOR COBERTURA TÁTICA DA COPA DE 2014 É AQUI NA PRANCHETA TÁTICA!


Por Mateus Kerr (@mateuskerr)