sexta-feira, 20 de junho de 2014

Colômbia 2 x 1 Costa do Marfim - Transição rápida garante vitória colombiana

Nesta quinta feira Colômbia e Costa do Marfim se enfrentaram pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. A vitória era muito importante para ambas as equipes já que, como as mesmas estavam empatadas com 3 pontos, quem vencesse assumiria a liderança isolada do grupo e praticamente iria se garantir na próxima fase.

A equipe colombiana veio postada no seu tradicional 4-2-3-1 que, em sua fase ofensiva, tinha subida alternada dos laterais, apoio um pouco tímido do volante Aguilar e tentava ser objetivo em suas ações forçando o jogo principalmente pelo lado direito com o ponta/winger Cuadrado. Tinha também James Rodríguez voltando constantemente para buscar o jogo e iniciar a armação das jogadas. Defensivamente a equipe colombiana se compactava em um 4-4-1-1/4-4-2 que deixava James e Téo Gutiérrez mais à frente, realizava a marcação por zona, marcando pressão em bloco médio alto e tinha nos seus dois jogadores mais avançados os atletas que iniciavam a pressão na defesa adversária.

Já a equipe da Costa do Marfim veio postada também em um 4-2-3-1 que buscava ter o controle da posse da bola e, em sua fase ofensiva, tinha na movimentação do ponta/winger Gervinho a sua principal arma para tentar penetrar na defesa colombiana. Defensivamente a equipe se fechava em um 4-4-2 em linhas que marcava por zona e realizava marcação pressão somente a partir do meio de campo, deixando os zagueiros da equipe colombiana saírem jogando com tranquilidade.

O primeiro tempo começou equilibrado com as duas equipes tentando se impor, porém, a equipe colombiana tinha mais sucesso através das combinações da dupla James/Cuadrado, que incomodaram bastante a defesa marfinense. Aos poucos porém a equipe africana passou a tocar mais a bola, sem ter muito sucesso nas tentativas de penetrar a defesa colombiana. Ainda no primeiro tempo, ao ver que a seleção colombiana forçava mais pelo lado direito, o treinador Sabri Lamouchi fez os seus pontas inverterem de lado trazendo Gradel para o lado esquerdo de sua equipe para tentar assim parar os avanços de Cuadrado que ganhou a maioria dos duelos individuais com o lateral Boka.
Ambas as equipes postadas no 4-2-3-1, porém, com propostas diferentes


Ambas as equipes voltaram com as mesmas formações e estratégias do primeiro tempo, porém, após alguns minutos o treinador colombiano percebeu que James Rodriguez não encostava com regularidade no único atacante centralizado do sistema, Téo Gutiérrez. Para resolver o problema o treinador colocou o jovem Quintero no lugar do ponta Ibarbo, que, por conta das subidas de Aurier não teve tanto espaço para jogar. A entrada de Quintero, que passou a atuar centralizado jogando James Rodriguez para a ponta esquerda, melhorou muito a movimentação do setor de criação da equipe colombiana que conseguia invadir a área principalmente pelo lado direito com Cuadrado.

O treinador da Costa do Marfim também realizou uma alteração logo após a alteração colombiana colocando o atacante Drogba no lugar do apagado Bony. Porém, logo após a substituição a equipe colombiana fez um gol de cabeça com James Rodriguez após cruzamento de Cuadrado. O gol fez a equipe africana avançar de vez as suas linhas, conseguindo porém só furar o bloqueio colombiano através dos cruzamentos de Aurier que muitas vezes não ocasionaram oportunidades de gol.

Com os espaços dados pela equipe africana a equipe colombiana passou a atacar como mais gosta: através das suas velozes transições ofensivas após roubadas de bola. E foi assim que saiu o segundo gol da equipe:roubada de bola no meio, saída em velocidade em gol de Quintero.
Transição rápida colombiana no momento do gol: com a roubada ainda na saída de bola a defesa da equipe africana ficou desarrumada proporcionando espaços para que o gol colombiano surgisse. (Reprodução: FIFA)


Alguns minutos após o segundo gol colombiano o ponta Gervinho fez bela jogada individual e conseguiu diminuir o placar. O treinador colombiano, após o gol realizou mais duas substituições tirando o lateral Armero e o volante Aguilar e colocando o também lateral Arias e o também volante Mejía, mantendo sua equipe no 4-2-3-1, porém, com a mesma marcando pressão somente a partir do meio de campo. 

Já o treinador da equipe africana ainda tirou o ponta Gradel e o volante Serey Die e colocando o atacante Kalou e o meia Bolly, reorganizando sua equipe em um 4-4-1-1 que tinha Bolly e Gervinho pelas pontas e Kalou mais adiantado atrás de Drogba e buscava atacar principalmente pelos lados, setor mais frágil da defesa colombiana, através dos dribles de Gervinho e de muitos cruzamentos. Porém mesmo com as alterações a equipe africana seguiu sem conseguir marcar o gol, acabando por perder mesmo a partida
Equipes no final do jogo: Colômbia no 4-2-3-1 e Costa do Marfim no 4-4-1-1


Com a vitória e com o empate que ocorreu no jogo das 19h a equipe colombiana garantiu sua classificação para a próxima fase. A equipe colombiana apresenta um futebol que acaba por seguir uma certa tendência mundial que é o jogo baseado na veloz transição ofensiva e, dependendo do adversário que aparecer nas oitavas, tem grandes chances de chegar às quartas de final. Já a seleção africana mostra que sofre do mesmo mal que a maioria das seleções africanas: o problema na criação de jogadas, mesmo tendo Yaya Touré no setor. Porém, se chegar a vencer a seleção da Grécia na próxima partida é provável que acabe por conquistar a segunda vaga do grupo e assim leve a classificação.


Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)