segunda-feira, 28 de julho de 2014

Flamengo volta a vencer com Luxemburgo depois de oito jogos!!

No Maracanã, na volta do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo enfrentou o Botafogo, em jogo valido pela 12ª Rodada e venceu pelo placar de 1 a 0, com um gol de Alecssandro e acabou com uma sequência de 08 jogos sem vencer. O Botafogo se manteve em 13º lugar com 12 pontos enquanto o Flamengo saiu da lanterna e pulou para 18º lugar, agora com 10 pontos.

O jogo começou muito movimentado, intenso e muito disputado. Um Flamengo, pressionado, lanterna do campeonato, empurrado pela sua torcida, foi pra cima do Botafogo e dominou o primeiro tempo. O Botafogo mais defensivo, buscando os contra-golpes, enquanto o Fla buscava propor o jogo, principalmente pelos lados, com Léo Moura e João Paulo, que aproveitavam as avenidas que deixavam Julio Cesar e Edilson, respectivamente.


O Flamengo se organizava no 4-2-3-1, com Cáceres e Luiz Antonio, na contenção na zaga, com Paulinho na direita, Mugni centralizado e Everton na esquerda. Alecssandro na frente. A zaga se mostrava compacta, os setores próximos, sem dar espaços para o Botafogo, jogando em blocos médios, variando para blocos altos.

O Botafogo se organizava no 4-4-2, clássico, compacto, com Emerson e Yuri Mamute na frente. Bolatti na direita e Carlos Alberto na esquerda, ambos na armação. Airton e Gabriel estavam muito mal na contenção da zaga e na saída de bola botafoguense. A equipe botafoguense se organizava em blocos médios, que variava para blocos baixos, buscava muito a ligação direta e as jogadas individuais com Carlos Alberto e Emerson, que pouco surtiram efeito. Para o Bota, faltou uma transição ofensiva mais rápida e ágil, para acelerar o contra-ataque, enquanto isso, o Fla criou mais no primeiro tempo, manteve a posse de bola, buscou mais a penetração (infiltração) na defesa do Botafogo.

Na segunda etapa, o jogo parecia querer mudar. O Botafogo voltou melhor, criando mais, devido ao placar adverso, porém sem sucesso, devido aos problemas na saída de bola, na transição ofensiva, errando muitos passes, enquanto o Flamengo se defendia e buscava os contra-ataques. O lateral Edilson, do Botafogo foi muito mal durante a partida. Fez muitas faltas duras, errou muitos passes, além de deixar espaços pelo lado direito, onde João Paulo aproveitou e, até cruzou para Alecssandro marcar o gol da vitória rubro-negra.

Nos minutos finais, o Botafogo se lançou ao campo de ataque, enquanto o Flamengo buscava prender a bola no campo de ataque para gastar o tempo. No fim, mais uma vitória de Luxemburgo em clássicos (em 2012, na sua ultima passagem, o treinador venceu TODOS os clássicos com o Flamengo) e a segunda vitória do time no Campeonato Brasileiro, após oito jogos. 

Por Daniel Barud 
(@BarudDaniel)