quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vasco vence e se classifica para a próxima fase da Copa do Brasil

Em São Januário, o Vasco recebeu a Ponte Preta, no jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil 2014. No jogo de ida, em Campinas, o Vasco venceu por 2 a 0, podendo perder o confronto de ontem, por um gol de diferença, que estaria classificado. Mas nem foi preciso. A Ponte veio ao RJ com um time misto, sem quatro titulares (por terem sido inscritos por outros clubes na competição) e pensando na sequência da Série B e sem muitas pretensões, devido o placar estar desfavorável.

O jogo começou movimentado, aberto, com muita intensidade. O Vasco começou, se organizando no 4-4-2, com Kleber e Thalles na frente, na direita e esquerda, respectivamente. Douglas armava o time pela direita e Dakson pela esquerda. Com Fabricio e Guiñazu na saída de bola e contenção da zaga, respectivamente. O Vasco se organizava em blocos médios, que variavam para blocos altos.

A Ponte se organizou no 4-4-2, com a bola e sem ela, se enquadrava no 4-2-3-1, com Cafu na esquerda, Adrianinho centralizado na armação e Rossi (que entrou no lugar de Alef) pela direita. Rafael Costa era o centroavante. Com blocos baixos, que variava para blocos médios. O sistema defensivo paulista era compacto.

Enquanto a Ponte preferia se defender, o Vasco manteve a posse, criava mais, porem errava o ultimo passe e tinha dificuldade para penetrar na zaga compacta da Ponte. O Vasco buscava também as jogadas pelos lados, com os avanços de Diego Renan, pela esquerda e Carlos César, pela direita. A Ponte buscava os contra-ataques, porém faltava uma transição ofensiva mais rápida.

A segunda etapa foi bem parecida com a primeira parte do duelo. Com as mesmas propostas de jogo, o Vasco buscando o gol, enquanto a Ponte se defendia e buscava raramente uma jogada ofensiva. Devido ao placar agregado estar 4 a 1, a Ponte preferiu não mudar sua proposta de jogo pensando na sequência da Série B. Para o Vasco, é necessário que continue assim, melhorando a cada dia, pois para próxima fase da Copa do Brasil e a sequência da Série B será necessário ter um time mais regular.  



Por Daniel Barud (@BarudDaniel)