terça-feira, 1 de julho de 2014

França 2 x 0 Nigéria - França teve trabalho duro para vencer e se classificar diante da Nigéria

No estádio Mané Garrincha, em Brasília, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, a primeira colocada do Grupo E, a França, enfrentou a segunda colocada do Grupo F, a Nigéria. Foi um grande duelo tático entre os comandados de Didier Deschamps e Stephen Keshi. Os franceses que vieram ao Brasil desacreditados, sem seu principal jogador, Frank Ribery, mostraram um belo futebol na fase de grupos e é um dos grandes candidatos ao título. No tempo normal, os franceses venceram os nigerianos por 2 a 0, com gols de Paul Pogba e Yobo (contra) e se classificaram para as quartas, onde enfrentarão os alemães.

A França veio para o gramado no seu habitual 4-3-3, com Cabaye fazendo a transição da defesa para o ataque e auxiliando a defesa. Com muita movimentação, o ataque francês era formado por Giroud na referência, Benzema na esquerda e Valbuena na direita. A França tinha mais posse, mas criava menos, buscava mais o contra-ataque.

Enquanto isso, os africanos tentavam surpreender os europeus, marcavam bem, não dava espaços para os franceses criarem jogadas ofensivas, jogavam em blocos médios que variavam para blocos baixos, no 4-4-2, que tinha Onazi e Mikel na contenção da zaga e ajudava Musa e Moses na distribuição e criação das jogadas, além de fazerem a transição defesa e ataque. A Nigéria buscava mais o gol, criava mais, mas errava no ultimo passe.

Após os 30’ da primeira etapa, os papeis se inverteram. Os nigerianos, marcava mais no campo de defesa e saiam rápida nos contra-golpes. Enquanto isso, os franceses criavam mais, buscavam mais o gol, com Giroud na frente, centralizado. Pogba ia muito ao ataque e, junto com Debuchy pelo lado direito criavam as principais jogadas da França.

Na etapa final, a Nigéria voltou melhor, assim como na etapa inicial. Marcavam firme, não davam espaços e criavam mais, sempre pelo lado direito de ataque nigeriano, buscando mais o gol, com Musa, Ambrose e Odemwingie fazendo o trio e causando transtornos aos franceses.

A França buscava o contra-ataque e usava também o lado direito de ataque, com Debuchy, Pogba e Valbuena. Faltava velocidade aos franceses. Por isso, Deschamps, colocou Griezman, deixando a seleção francesa mais veloz.

A Nigéria se fechava, não deixava a França criar jogadas, não dava espaços e saia rápido nos contra-ataques. Após muito insistir pelo alto, a França abriu o placar com Paul Pogba, após uma falha grave de Enyeama, que fazia uma bela partida. O nigeriano ajeitou para o francês cabecear e abrir o placar no estádio Mané Garrincha.

No final da partida, a França prendeu a bola no campo de ataque, gastou o tempo e ampliou. Em um gol contra de Yobo, os franceses venceram a partida e enfrentarão a Alemanha nas quartas de final.

Por Daniel Barud (@BarudDaniel)