quarta-feira, 16 de julho de 2014

Jogando reativamente, Náutico supera o Sampaio Corrêa!

Náutico no 4-1-4-1 e Sampaio no 4-3-3


Na base da garra, da organização e do comprometimento tático. Foi assim que o Náutico venceu o Sampaio Corrêa por placar mínimo, em jogo válido pela Série B. 

O Timbu deixava o Sampaio Corrêa propor jogo e fechava duas linhas de quatro(4-1-4-1) defensivamente, marcando em bloco médio/baixo, colocando quase toda a equipe atrás da linha da bola na intermediária defensiva, volantes balançando defensivamente, compactando suas linhas de defesa e meio(poucos espaços entre elas), fazendo encaixes no setor e negando espaços à progressão vertical maranhense e ao passe entre-linhas, apesar da pouquíssima agressividade de sua marcação. 

Proposta claramente reativa e contra-golpista. Nos contra-ataques, o Náutico procurava a chegada ao fundo pelos lados do campo e o cruzamento buscando a movimentação de Tadeu na área, entre os zagueiros, para a conclusão pelo alto ou pelo chão. Fechava bem os flancos quando era atacado e explorava bastante as subidas dos laterais Rafael Cruz e Raí, que também se apresentavam como opções nos contra-golpes rápidos. 

A equipe maranhense tinha muitas dificuldades, pela ausência de espaços para jogar no campo ofensivo(também faltava movimentação para criar esses espaços), diante das compactas linhas alvi-rubras, limitando-se muitas vezes a trocar passes lateralmente ou tentar passes e lançamentos mais longos para o campo de ataque. Procurava mais constantemente a saída pelo lado direito com Tote e Pimentinha, enquanto que no lado oposto, Márcio Diogo afunilava e tentava o corte em diagonal pra dentro. Os laterais do Sampaio(que aparentam ter características bem ofensivas) demonstravam lentidão na recomposição da linha de 4 durante a transição defensiva e deixavam espaços nas costas . Espaços que eram bem utilizados pelo Náutico quando o Timbu tentava acelerar a transição ofensiva. Nos escanteios defensivos, o Sampaio marcava individualmente no "bololô" da área e dois jogadores marcavam a zona na primeira trave. 

No segundo tempo, o Sampaio passou a ter ainda mais domínio territorial da partida. Eloir e Uillian Corrêa passaram a ser mais participativos com a posse de bola, dando qualidade na saída pelos lados, iniciando as jogadas no ataque e armando o jogo. O Tubarão passou a explorar mais o flanco direito de seu ataque com as entradas de Valdir e Hiltinho para fazer 2x1 no setor, pra cima do lateral-esquerdo Raí. O Náutico recuou ainda mais suas linhas, marcando inteiramente dentro de seu campo, com todo o time atrás da linha da bola e até o centroavante Tadeu ajudando no cerco/combate aos volantes adversários na intermediária. 

Por João Elias Cruz (@joaoeliascruzzz)