quarta-feira, 16 de julho de 2014

Prévia Tática: Como voltará o Corinthians para o reinício do Brasileirão?

A Copa do Mundo de 2014 sem dúvida foi mágica para os amantes do futebol. Grandes craques desfilaram o seu talento pelos gramados brasileiros em uma copa que ficou marcada pelos grandes jogos, em que a grande maioria trouxe ao torcedor emoção até o fim. Só que infelizmente ela acabou e, com isso, as atenções agora em nosso país voltam-se para o campeonato nacional que após mais de um mês de pausa retoma suas atividades.

O Corinthians realizou um bom início de campeonato. Até a pausa para a copa a equipe havia vencido 4 partidas e perdido somente uma, somando assim 16 pontos e terminando essa fase pré copa na terceira posição. A equipe apresentou na reta final dessas primeiras 9 rodadas uma evolução, com a equipe apresentando maior consistência defensiva e maior volume de jogo ofensivo.

Para o segundo turno a equipe manteve boa parte do seu elenco, perdendo provavelmente somente, pelo menos da equipe considerada titular, o volante Guilherme que já teve sua venda acertada entre as equipes e agora só restam detalhes salariais para haver a confirmação da sua ida para o futebol italiano. A equipe realizou contratações interessantes no mercado: repatriou o volante Elias, antigo sonho de consumo da torcida corintiana, trouxe também o zagueiro Anderson Martins, que teve boa passagem pelo Vasco em 2011 formando ótima dupla de zaga com Dedé, além do meia Lodeiro, que atuou na última copa pela seleção uruguaia, e do atacante Ángel Romero que atuou na última Taça Libertadores pela equipe do Cerro Porteño.

A equipe corintiana deverá manter a sua estrutura tática e o seu modelo de jogo, porém, irá ganhar muito com a entrada do volante Elias, que agregará a equipe uma qualidade maior tanto nas transições defesa-ataque em velocidade quanto na própria criação das jogadas de ataque quando a equipe encarar defesas mais fechadas. De resto não deverá haver muita alteração à equipe do primeiro semestre com os reforços chegando mais para compor o elenco, necessitando somente que sejam corrigidos os problemas que foram apresentados principalmente a falha recomposição da equipe no lado oposto ao do meia Petros. 

O que ocorre nessa recomposição falha é o seguinte: como Romarinho e Jadson alternam muito entre a posição de homem mais aberto e homem centralizado do 4-2-3-1 da equipe corintiana, o homem que, no momento em que a equipe perder a posse de bola, estiver aberto pelo lado do campo será o responsável por compor a segunda linha de quatro que ocorre na fase defensiva da equipe. O problema é que por vezes o jogador que ficava aberto pelo setor  não realizava a composição dessa segunda linha com qualidade, deixando assim espaços para que pudesse haver o 2x1 em cima do lateral.

A equipe, que já contava com um bom elenco, pode entrar definitivamente na briga pelo título após a chegada dos seus reforços, uma vez que os mesmos agregarão ainda mais qualidade ao grupo corintiano, qualidade fundamental para equipes que desejam brigar por títulos principalmente em torneios de pontos corridos.

 
Provável equipe base corintiana no pós-copa: um 4-2-3-1 que poderá se tornar um 4-1-4-1 com os avanços de Elias, grande contratação da equipe para o restante do campeonato


Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)