sábado, 26 de julho de 2014

Mesmo com falhas defensivas Paysandu avança na Copa do Brasil

Sport e Paysandu se enfrentaram na última quarta feira em confronto válido pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. A equipe pernambucana, apesar de ter vencido o jogo por 3 a 2, não consegui se classificar pois a mesma necessitava vencer por 2 gols de diferença para garantir a classificação.

O Sport veio a campo no 4-4-1-1. A equipe pernambucana, em sua fase ofensiva, forçava muito o jogo pelo lado direito, com as constantes descidas de Patric que fazia boa dobradinha com Felipe Azevedo, com os dois  A equipe também tinha movimentação do homem mais adiantado Neto Baiano que constantemente saía para os lados abrindo assim espaços para as infiltrações dos meias e pouca chegada dos volantes nas ações ofensivas. Em sua fase defensiva a equipe mantinha a estrutura tática, marcava por zona com curtas perseguições no setor e alternava a sua marcação pressão entre bloco médio-alto.

Já o Paysandu veio a campo em um 4-2-3-1 que, em fase ofensiva, também forçava mais o jogo pelo seu lado direito com as descidas de Éverton Silva, que era auxiliado por Yago Pikachu, atuando aberto pelo lado direito na linha de 3 meias. Havia também constantes inversões de posição entre Marcos Paraná e Rafael Tavares além de pouca chegada dos volantes ao campo de ataque. Defensivamente a equipe paraense tentava se organizar em um 4-4-2 com duas linhas de 4, porém, apresentava muita desorganização nessas linhas além da falta de compactação entre as mesmas.

 
 Equipes em suas formações táticas iniciais: Paysandu no 4-2-3-1 e Sport no 4-4-1-1

O primeiro tempo começou a equipe do Paysandu tocando mais a bola, porém, era o Sport com sua velocidade que conseguia ser mais objetivo e levava mais perigo. Assim logo aos dois minutos, após boa triangulação pelo lado direito Felipe Azevedo cruzou e Ananias livre mandou pra rede.

Nos flagrantes a jogada do primeiro gol do Sport: Pode-se perceber como a desorganização defensiva da equipe paraense gerou o espaço para que Felipe Azevedo pudesse infiltrar(Imagem 1) e posteriormente cruzar para Ananias que se aproveitou da pouca compactação da defesa além do "efeito dominó" provocado pelo mau posicionamento de Airton para receber e finalizar com tranquilidade(Imagem 2)(Reprodução: Fox Sports)

Após o gol o Paysandu passou a buscar ainda mais o jogo, ocupando mais o campo de ataque, sofrendo porém para ter efetividade na criação das suas jogadas. Já o Sport seguia levando perigo sempre que imprimia velocidade na partida. Até que aos 17 minutos Danilo, após cobrança de falta, aproveitou falha na marcação da equipe paraense para marcar de cabeça o segundo gol da equipe pernambucana.

No flagrante do segundo gol da equipe pernambucana percebe-se a falha na marcação da equipe paraense que deixou o jogador do Sport livre para cabecear(Reprodução:Sportv)

Com o gol o Sport seguiu mantendo a sua proposta, porém, poucos minutos após esse segundo gol, o mesmo Danilo, dessa vez contra a própria meta, fez contra, diminuindo assim a diferença no placar. Após o gol o Papão da Curuzu seguiu tentando pressionar, acelerando o jogo pelo lado direito com a dobradinha Éverton Silva e Yago Pikachu, continuando a padecer porém da sua dificuldade na criação. Já o Sport se desestabilizou um pouco após o gol, não conseguindo mais efetuar a sua transição com a mesma qualidade, até que Ananias, após cruzamento de Patric, marcou o terceiro gol pernambucano. Após o terceiro gol pernambucano a equipe do Paysandu diminuiu bastante a sua pressão na marcação, até que, em uma rápida transição defesa-ataque, aproveitando-se da lenta transição defensiva mostrada na partida, Marcos Paraná voltou a diminuir o placar, com a classificação voltando as mãos da equipe paraense.

O Sport voltou para o segundo tempo sem alterações, já o Paysandu veio com uma alteração, com a entrada de Ricardo Capanema no lugar de Augusto Recife, mantendo a estrutura tática da equipe, dando gás novo ao sistema defensivo da equipe, além de também aumentar a estatura do meio de campo.

O segundo tempo começou muito pegado, com as duas equipe marcando forte, o que resultou em muitos passes errados. Após alguns minutos o técnico Eduardo Baptista optou por colocar Wendel no lugar de Willian, com o mesmo ficando mais plantado liberando assim Rithely para sair mais para o jogo e Aílton no lugar de Danilo, com o mesmo atuando centralizado, colocando Ananias para atuar no lado esquerdo, com liberdade para cortar para a diagonal, alterando assim a estrutura tática da equipe que passou a atuar em um 4-2-3-1 . As substituições deram resultado, com a equipe pernambucana apresentando maior volume de jogo, levando mais perigo ao gol da equipe paraense.

A equipe do Paysandu porém passou a oferecer mais dificuldades a equipe pernambucana uma vez que a equipe melhorou na marcação, mostrando melhor compactação e melhor encaixe. O técnico Vica ainda colocou Héverton no lugar de Marcos Paraná, melhorando a qualidade no passe do meio campo e Fabinho no lugar de Rafael Tavares, melhorando assim a marcação pelo lado esquerdo da equipe, principal alvo das investidas pernambucanas.

Ainda no final do jogo houve mais uma substituição no Sport com Mike entrando no lugar de Felipe Azevedo. Essa substituição, porém, diminuiu a dinâmica do trio ofensivo, o que acabou apenas por facilitar a tarefa do Paysandu de manter o restado e conquistar a classificação.

 
Equipes no final do jogo: ambas atuando em um 4-2-3-1 com propostas diferentes

As equipes fizeram um jogo fraco tecnicamente, com a equipe paraense, mesmo que tenha conquistado a classificação, mostrando um futebol inferior ao da equipe pernambucana, que agora poderá concentrar suas atenções no Campeonato Brasileiro e principalmente na Copa Sul-Americana, que dá ao campeão uma vaga na Taça Libertadores.

Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)