quinta-feira, 31 de julho de 2014

Portugal tenta mas não consegue parar a organizada Alemanha

No estádio Ferenc Szusza, na Hungria, tivemos a decisão da UEFA EURO Sub-19, entre Portugal e Alemanha. O confronto reuniu os times com melhor campanha na fase classificatória. Pelo lado alemão, o time era mais organizado e contava com o artilheiro da UEFA Euro, Selke, com 9 gols.

Jogo movimentado, com muita intensidade e muito aberto.  Portugal começou o duelo se organizando no 4-3-3 com a bola, com Ivo Rodrigues na direita, Gelson Martins na esquerda e André Silva na frente. O esquema sem a bola português era o 4-1-4-1, com Ivo Rodrigues e Gelson Rodrigues que recuavam e faziam outra linha de 4, com Podstawski na frente da linha defensiva, organizando a saída de bola portuguesa.  Portugal organizava-se em blocos médios que variava para blocos baixos, compactos e sem dar espaços para a penetração do ataque alemão e buscava se defender e sair rápido nos contra-ataques. 


A Alemanha, comandada por Marcus Sorg (treinador do Bayern Sub 17), se organizava no 4-2-3-1, com Oztunali e Kimmich na saída de bola e na contenção da zaga alemã. Na linha de meias, Brandt jogava pela esquerda, Stendera no meio e Mukhtar na direita. O atacante foi Selke, que se movimentava pelos lados e centro. A seleção alemã era mais organizada em campo, com muito toque de bola, triangulações, jogava em blocos altos organizados, preenchia os espaços, marcava pressão, e não deixava Portugal sair jogando e, ainda por cima, tinha uma recomposição defensiva (transição defensiva) muito rápida e ágil, sem dar espaços para o ataque português. Porém, faltava penetração na defesa portuguesa.


Aos 38” da primeira etapa, em uma jogada pela direita, Stendera cruzou rasteiro e Mukhtar marcou, 
abrindo o placar na final. O gol deu o titulo da Eurocopa aos alemães. A etapa final pode ser resumida no domínio alemão, com Portugal recuado, buscando o contra-ataque. Após o gol, os portugueses adiantaram a marcação.

A etapa final da final, a Alemanha foi melhor em campo, assim como o 1º tempo. Criando mais, buscando mais o gol. Portugal sofre para penetrar na defesa alemã. Portugueses contra-atacaram mais do que na primeira etapa, devido ao placar desfavorável, dando espaços para os alemães também criarem suas jogadas ofensivas.


Por Daniel Barud (@BarudDaniel)