sábado, 23 de agosto de 2014

A evolução do Náutico com Dado Cavalcanti!

Com a chegada de Dado Cavalcanti, é visível a rápida mudança e evolução do Náutico em relação ao que o time era com Sidney Morais. Se tornou uma equipe mais equilibrada, consistente, com melhor definição de seu plano estratégico e também com execução tática mais moderna e objetiva. Os resultados são os melhores possíveis até o momento na Série B. Em três jogos sob o comando de Dado, 3 vitórias! No confronto com o América-RN, pôde-se observar vários aspectos interessantes. 

Flagrante da pressão alta do Náutico


O 4-3-3/4-1-4-1 do Timbu se caracteriza pela compactação curta entre as linhas de defesa e meio em fase defensiva, subindo a pressão com certa constância, tendo mais agressividade, com 5 jogadores ocupando espaços na intermediária defensiva adversária(com Tadeu sendo a referência para o primeiro combate ao centro), subindo os encaixes(inclusive quando um homem mais avançado adversário recua para dar opção de passe), cercando as linhas de passe, induzindo o oponente ao erro, dificultando a transição adversária da defesa para o ataque e forçando a bola longa. Essa pressão avançada também permite a retomada de bola com maior proximidade em relação ao gol, como no gol marcado por Paulinho, que subiu a pressão no zagueiro adversário que tentou sair jogando. 

Na fase de defesa organizada, a equipe abaixa o bloco e mantém a compactação. Quando o adversário inicia o ataque por um dos lados, a linha defensiva e o tripé de meio(com o volante do lado atacado encostando mais próximo no setor para fechar o espaço e dar o combate) basculam para esse lado(em função da movimentação da bola), porém, o ponta do lado oposto raramente fecha na cobertura por dentro para que a linha de meio possa balancear corretamente. Os pontas alvirrubros possuem uma referência individual por setor quase que fixamente nos laterais adversários, limitando-se muitas vezes a somente encaixar nos mesmos quando estes atacam, porém, quando eles não sobem para o apoio, os pontas por vezes acabam não participando ou colaborando com a ação defensiva. Uma das dificuldades da defesa do Timbu é com bolas longas e enfiadas de bolas para as beiradas nas costas de seus laterais.

É um time que sabe jogar reativamente, tem velocidade na saída pro jogo, contragolpes perigosos, boa puxada da transição defesa-ataque, a começar pela rápida reposição do goleiro Júlio César e pontas de velocidade bem abertos pelos flancos para dar amplitude ao ataque(principalmente Marinho, enquanto que Sassá também busca o corte pra dentro e o passe diagonal lado-centro). No meio-campo, a movimentação de Vinicius(que pode ser vista no heatmap abaixo) merece certo destaque. Circula bastante na intermediária ofensiva, aparece pelos lados para tentar a jogada, busca a aproximação, abre o jogo do centro pro flanco... 


Mapa de movimentação do meia Vinicius no jogo com o América-RN(via Footstats)


*Por João Elias Cruz(@Joaoeliascruzzz)