sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Bola aérea dá a vitória a Coritiba dominante.

Coritiba e Paysandu se enfrentaram na noite desta quinta em confronto válido pela 3ªfase da Copa do Brasil. A equipe paranaense dominou boa parte do jogo, conseguindo marcar os seus gols através de bolas aéreas. Já a equipe paraense apresentou uma maior consistência defensiva em relação a partida da semana passada contra o Sport, porém, segue apresentando problema na criação das jogadas.

O Coritiba veio a campo em um 4-3-1-2 e tinha uma proposta de controlar a posse de bola. Em fase ofensiva a equipe forçou muito o jogo pelo lado esquerdo com as constantes descidas de Dener que anda tinha o auxílio de Hélder, Robinho e Dudu que constantemente caíam por aquele lado para auxiliá-lo. Quem também apresentou boa movimentação foi Zé Love que caía pelos dois lados do ataque, infernizando a defesa adversária. Em fase defensiva a equipe realizava marcação por zona, marcava pressão em bloco médio-alto, e mantinha o 4-3-1-2 que tinha Zé Love e Keirrison iniciando a pressão na saída de bola adversária, com os 3 homens a frente da última linha defensiva flutuando para o setor em que a bola estava. Cabe-se ressaltar também o recuo do "enganche", que nessa partida foi o meia Robinho, para auxiliar a marcação a frente dessa linha de 3 homens, deixando assim Zé Love e Keirrison responsáveis por puxar os contragolpes.

Já o Paysandu veio a campo em um 4-2-3-1 com a clara proposta de esperar o Coritiba e acelerar nos contragolpes, através de ligação direta de com os lançamentos de Zé Antônio buscando os homens que estavam abertos pelos lados da equipe paraense ou de trocas de passes velozes contando com a constante movimentação de seu trio de meias, o que compensava a pouca chegada dos volantes ao setor ofensivo da equipe. Defensivamente a equipe paraense se fechava em duas linhas de 4 deixando Rafael Tavares e Ruan mais adiantados para puxar os contra ataques, realizava a marcação individual por setor, e marcava em bloco médio-baixo.

Equipes em suas formações iniciais: Coritiba no 4-3--2 e Paysandu no 4-2-3-1

O primeiro tempo foi marcado por um Coritiba dominante, que controlava a posse de bola, sofrendo porém com a pouca objetividade dessa posse de bola, problema causado por conta da boa marcação do Paysandu que negava totalmente os espaços à equipe paranaense. Os únicos momentos em que o Coritiba conseguia levar perigo era através de cruzamentos que eram em sua maior parte realizados por Dener, o maior causador de profundidade no setor ofensivo do Coxa. Até que, no final do primeiro tempo Zé Love marcou gol de cabeça após cobrança de falta realizada por Dudu. Já o Paysandu apresentou um bom rendimento defensivo durante o primeiro tempo, sofrendo ameaças somente através das bolas alçadas na área. Porém, o sistema ofensivo da equipe não apresentou o mesmo rendimento, criando poucas chances, nenhuma que levasse real perigo ao gol de Vanderlei.


Mapa de calor da equipe do Coritiba  no primeiro tempo: Lado esquerdo foi o setor mais utilizado pela equipe na primeira etapa

Para o segundo tempo ocorreram duas substituições na equipe do Coritiba, entraram Alex e Élber no lugar de Zé Eduardo e Robinho alterando assim a equipe para o 4-4-1-1 com Élber e Dudu jogando abertos pelos lados. Já no Paysandu o técnico Vica só efetuou uma substituição, colocando o atacante Dennis no lugar do meia Rafael Tavares, alterando assim o sistema da equipe para um 4-4-1-1 que teve outra alteração, com Pikachu passando a atuar aberto pelo lado esquerdo.

O segundo tempo começou com a equipe paraense tocando mais bola e partindo pra cima, apresentando um volume de jogo maior que o da equipe paranaense nos primeiros dez minutos, pecando somente na criação, com a equipe criando suas principais chances através de jogadas pelos lados do campo que resultavam em cruzamentos. Até que aos 17 minutos, em uma das poucas vezes em que conseguiu trabalhar melhor a bola nesse início de segundo tempo, o Coritiba conseguiu marcar o seu segundo gol de novo de cabeça, dessa vez de Keirrison após cruzamento de Élber.

Após o segundo gol o jogo ficou mais aberto, com a equipe paranaense tocando mais a bola e passando a conseguir criar também pelo meio com Alex além das constantes diagonais de Élber, que perturbavam constantemente a defesa da equipe paraense. Já o Paysandu voltou a apostar na sua veloz transição ofensiva, conseguindo levar algum perigo pela esquerda com Yago Pikachu, porém, nada que realmente perturbasse a equipe paranaense. Ainda ocorreram duas substituições pelo lado do Paysandu, entraram Fabinho e Héverton nos lugares de Airton e Ruan(machucado), o que fez a equipe retornar ao 4-2-3-1, além de mais uma, essa mais no final do jogo, pelo lado do Coritiba, com Misael no lugar de Dudu. Muito por conta do recuo do Coritiba que passou a marcar em bloco baixo, o fim da partida apresentou um Paysandu ocupando bastante o campo de ataque, nada porém que conseguisse tirar o zero do placar pelo lado da equipe paraense.

 
Equipes no final do jogo: Paysandu no 4-2-3-1 e Coritiba no 4-4-1-1

O Coritiba conseguiu um importante resultado. A vitória por 2 a 0 deixou a equipe mais próxima da vaga às oitavas de final da Copa do Brasil, porém, não é algo que possa servir de desculpa para a equipe "tirar o pé'' no jogo da volta. Já ao Paysandu resta juntar forças para buscar a vaga no jogo da volta que será na sua casa. Promessa de jogo com fortes emoções.

Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)