segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Flu vence mais uma e é vice-líder do Brasileirão

No Maracanã, o Flu venceu mais uma. Agora, a vítima foi o Goiás. Os comandados de Cristovão Borges fizeram o dever de casa: manteram o padrão de jogo, com pressão, posse de bola e rapidez nas jogadas ofensivas. O Goiás bem que tentou parar o ataque tricolor, mas de nada adiantou.

O Flu começou a partida pressionando a equipe goiana, com muita intensidade, movimentação. O Tricolor das Laranjeiras começou propondo o jogo, criando mais, com mais posse de bola, com triangulações, muitas trocas de passes, pressionando a saída de bola do Goiás, que não conseguia sair para propor seu jogo com os contra-ataque. O Flu se organizava no 4-2-3-1, com Sóbis se movimentando muito na frente, Conca centralizado, Cícero na direita e Wagner na esquerda (Cícero e Conca se revezavam na direita e no meio), em blocos altos que variavam pouco para os blocos médios. 

Aos 10’, Conca dominou na entrada da grande área, avançou a linha de fundo, cruzou e Cícero escorou e abriu o placar. 1 a 0. O Goiás tentava sair, porém o sistema defensivo tricolor, tinha uma recomposição muito boa, principalmente dos zagueiros, Henrique e Gum.

O Goiás pouco criou no primeiro tempo. As poucas chances foram criadas pelos lados, principalmente com Moisés e pelo meio, falhando na penetração na zaga tricolor, que não dava espaços para o ataque goiano. O time comandado por Ricardo Drubsky, se comportava no 4-4-2, com blocos baixos, variando para blocos meios. O time tinha muita lentidão na transição ofensiva, onde necessitava de rapidez e velocidade para armar um contra-ataque bom.

O Flu parecia querer dar espaços ao Goiás, mas não dava. Quando o Goiás tentava chegar, o Flu roubava a bola e saia rápido com muita movimentação do setor ofensivo carioca, com Cicero, Conca, Wagner e Sóbis. Esse último, pressionou uma saída de bola goiana, aos 20’, o zagueiro falha, ele rouba a bola, toca para Wagner que cruzou para Conca escorar e marcar, porém David chega primeiro e marca contra. 2 a 0.

A etapa final não foi muito diferente da primeira. O Goiás tentou mais, no inicio buscou um pouco mais o ataque, jogando pelo lado direito de ataque, assim como na primeira etapa, porém faltava o ultimo passe e a penetração na defesa tricolor. O Flu marcava e esperava o Goiás para “fechar o caixão” em um contra-ataque porém, faltava velocidade a equipe tricolor. Cristovão não pensou duas vezes: colocou Chiquinho, no lugar de Cicero para dar consistência e velocidade na transição ofensiva, para armar um bom contra-ataque. O gol não mais mas o Flu venceu e voltou a vice-liderança.