domingo, 31 de agosto de 2014

Liverpool mostra organização e eficiência na vitória contra o Totttenham


Tottenham no 4-2-3-1 e Liverpool no 4-3-1-2 (Arte: Caio Henrique/A Prancheta Tática)
Em White Hart Lane, o Liverpool conseguiu uma convincente vitória em cima do Tottenham. E na partida, a equipe de Brendan Rodgers mostrou um bom repertório de jogo. Os Reds mostraram excelente repertório de jogo. Os Reds mostraram excelente compactação sem a bola, controlaram bem o jogo no meio de campo e venceram o duelo na eficiência e na velocidade nas ações ofensivas pelo do campo.


Movimentação no ataque coloca o Liverpool em vantagem


Liverpool e Tottenham vão se demonstrando equipes com ideologias bastante parecidas nesse início de temporada na Premier League. Embora atuem em esquemas táticos diferentes, o desenrolar do estilo de jogo é parecido. Brendan Rodgers e Maurício Pochettino apostam na alta valorização da posse de bola, num jogo fluído e de velocidade e movimentação no ataque. E foi esse jogo que as duas equipes tentaram imprimir no primeiro tempo. Os Red’s num  4-3-1-2 e os Spurs no 4-2-3-1, esquemas que povoam o meio-campo e propiciam intensidade no toque de bola. Mas o Liverpool saiu vencendo na primeira etapa e abriu o placar, por conseguir executar com mais eficiência uma das ações mais importantes do jogo: a movimentação do setor ofensivo.


Henderson, Sturridge e Sterling deixam suas posições naturais para criar jogada de gol (Arte: Caio Henrique/A Prancheta Tática)
A equipe de Anfield abriu o placar em uma jogada de trocas de posição. Sturridge, que atuou na maior parte do jogo mais próximo do gol e pelo lado esquerdo, apareceu na ponta direita em velocidade e tocou para Henderson. O volante da camisa 14 infiltrou na área e tocou para Sterling - atuando como “enganche”, por trás dos atacantes- aparecer dentro da área e marcar ao melhor estilo camisa 9. Já os Spurs, no primeiro tempo, estiveram muito “engessados” no ataque e sofreram com a compactação do sistema defensivo dos Reds, que teve Balotelli e Sterling revezando na recomposição da linha de quatro no meio de campo. 
 
A única boa oportunidade do Tottenham foi proporcionadas por falha de Lovren e Sakho. No lance, os dois defensores saltaram juntos na bola e o lance sobrou para Chadli que acertou belo chute e exigiu grande defesa de Mignolet


Pelos lados, Red’s garantem o triunfo.


Na segunda etapa o Liverpool trabalhou menos a posse de bola e passou a atuar de forma mais direta e objetiva, contando com a velocidade e movimentação de seus jogadores, sobretudo pelos lados e na marcação, continuou muito bem, fechando todos os espaços de um Tottenham pouquíssimo inspirado.

Gerrard fez o segundo após converter pênalti cometido por Dier em jogada de Allen pelo lado esquerdo. O terceiro do Liverpool foi um golaço. Roubada de bola do lateral-esquerdo Alberto Moreno pra cima de Towsend, que havia acabado de entrar nos Spurs, no lugar o improdutivo Eriksen. Após roubar a bola, Moreno conseguiu belíssima arrancada, percorreu todo o campo do adversário e finalizou com perfeição.


Com Markovic em campo, Rodgers varia para o 4-1-4-1 para segurar o resultado (Arte: Caio Henrique/A Prancheta Tática – Reprodução: ESPN)
Os treinadores mudaram. Além de Towsend no lugar de Eriksen, Pochettino promoveu a entrada de Dembele no lugar de Bentaleb. Já Brendan Rodgers deu mais vitalidade ao meio-campo da equipe, com Can no lugar de Allen e Markovic no lugar de Balotelli. E as substituições provocaram uma mudança no esquema do Liverpool. O que com Balotelli era apenas uma variação, com Markovic virou padrão no Liverpool. O sérvio entrou como winger pela direita, completando linha de cinco com Henderson, Gerrard, Emre Can e Sterling, fazendo o Liverpool sair do 4-3-1-2 para o 4-1-4-1, possibilitando compactação ainda maior para garantir a vitória no White Hart Lane.



Destaques individuais


Moreno: muito bem na marcação e decisivo no apoio, com o gol da vitória. Conseguiu várias subidas de perigo ao ataque, possibilitadas pelo jogo coletivo do Liverpool que protege o meio-campo e explora a velocidade pelas pontas.


Gerrard: impressionou muito bem, atuando à frente da zaga, o veterano errou poucos passes, acertou bons lançamentos e principalmente, teve ótimo desempenho defensivo, anulando Eriksen e Lamela que caíam pela zona central do meio de campo.


Sterling: ligado o tempo todo, bem na recomposição na defesa e muito rápido para ligar contra-ataques e construir jogadas para o Liverpool. Marcou o gol que abriu o caminho da vitória dos Red’s.


Considerações finais 


Tottenham é superior na posse de bola, mas Liverpool é amplamente superior nas chances criadas (Foto: BBC Sports)
Os números de posse de bola ajudam a explicar o que foi o jogo. O Tottenham teve mais a bola, mas sem movimentação no ataque e com passes pouco produtivos no meio, sucumbiu a eficiência e objetividade do Liverpool, que mesmo com apenas 39% de posse, conseguiu uma ampla vantagem nos chutes a gol.

Por: Caio Henrique (@caiohenrique_af)