segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Contra o Atlético-GO, Santa Cruz volta a vencer na Série B!

 

No Arruda, o Santa Cruz voltou a vencer na Série B, diante do Atlético-GO. Com a vitória por 2 a 0, o Tricolor do Arruda agora ocupa a 11ª colocação na competição. 

A Cobra Coral foi num 4-2-3-1 caracterizado pelas inversões de posicionamento na linha de 3, porém, originalmente com Wescley mais aberto pela direita, Natan centralizado e Keno mais à esquerda. Tinha dificuldades para propor o jogo e criar espaços pela congestionada faixa central e tentava atacar pelos lados do campo, principalmente pela equerda, procurando Keno na diagonal e progredindo na direção da linha de fundo às costas do lateral-direito goiano. Sem a bola, não fechava duas linhas de 4 com os wingers descendo pelos extremos, como a maior parte dos times que jogam no 4-2-3-1 atualmente fazem, mantendo o posicionamento alinhado dos seus 3 meias e marcando em bloco baixo, com suas linhas postadas dentro da própria intermediária defensiva.

O Atlético-GO marcava e tentava se compactar no 4-4-2 com duas linhas de quatro, em bloco médio/baixo, fazendo encaixes no setor e balanceando suas linhas para o lado atacado, em função da movimentação da bola. Com a bola, o time era inoperante ofensivamente. Posse sem agressividade, criatividade, nem alternativas de jogo. Concentrava a maior parte de suas chegadas pelo flanco esquerdo com Victor Oliveira e Jorginho. Este último citado era o único jogador lúcido do time goiano, movimentando-se na diagonal da esquerda pra dentro, armando o jogo, buscando tabelas e aproximações pelo meio. O Dragão sofreu muito após o primeiro gol tricolor, já que os donos da casa mantinham a posse de bola, rodando-a com passes laterais e procurando a saída rápida pelos lados, onde a marcação goiana era bastante frouxa. 

Na segunda etapa, o Atlético-GO tentou atacar o Santa Cruz e propor o jogo, porém, sem muita organização. O Tricolor do Arruda, com a vantagem numérica no placar, adotou proposta de jogar reativamente, buscando a saída com velocidade nos contragolpes. Em um desses contra-ataques, Pingo marcou o gol que garantiu o triunfo coral.