quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Em jogo de tempos distintos, Corinthians e Fluminense empatam em São Paulo.

Corinthians e Fluminense se enfrentaram em confronto válido pela 18ªRodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi de dois tempos distintos, com a equipe do Fluminense possuindo maior controle do jogo no primeiro tempo e com o Corinthians dominando mais o segundo, principalmente após a entrada de Renato Augusto.

O Corinthians, que tinha o desfalque de Guerrero, veio a campo no 4-2-3-1. Em fase ofensiva a equipe tinha Jadson e Romarinho alternando constantemente entre o centro e a direita, com o homem que estivesse mais próximo a lateral do campo vindo, ou para o meio, ou em diagonal, para abrir espaço para a descida de Fágner. Pelo lado esquerdo Lodeiro vinha mais por dentro, porém, buscava mais a diagonal, gerando assim também o espaço para as descidas de Fábio Santos. Já Romero atuou como um centroavante de movimentação, ficava centralizado mas também caía pelos lados, buscando gerar espaços para os seus companheiros. Defensivamente o Corinthians compactava-se em um 4-4-1-1, que muitas vezes deixava somente Romero mais adiantado, com os outros 9 jogadores de linha compactando-se atrás da linha da bola. Essa segunda linha de 4 apresentava uma peculiaridade que era a alternância realizada por Romarinho e Jadson entre a ocupação do lado direito e a posição do 1 atrás do centroavante. A equipe marcava por zona, realizando curtos encaixes no setor, e alternava a marcação pressão entre os blocos médio-alto.

Já o Fluminense, que tinha como desfalques Cícero, Valencia, Diego Cavalieri e Edson, veio a campo também no 4-2-3-1. Ofensivamente a equipe tinha Wagner e Rafael Sóbis, que atuavam mais fixos pelos lados, fechando para o meio de modo a abrir o corredor para as chegadas alternadas dos laterais, além da liberdade de movimentação de Conca, que caía pelos dois lados do setor de meio de campo, havendo preferência pelo lado esquerdo. A equipe contava ainda com as chegadas de Jean pelo meio que encostava no trio de meias, auxiliando na movimentação e nas trocas de passes entre os mesmos. Fred também apresentou uma maior movimentação, não ficando tão fixo na área, abrindo muitas vezes para o lado esquerdo. Defensivamente o fluzão compactava-se em duas linhas de 4, com Sóbis e Wagner voltando pelos lados, deixando Conca e  Fred, esse mais um pouco a frente, como os homens mais avançados da equipe. A equipe marcava por zona, também realizando os curtos encaixes no setor, e alternava a marcação pressão entre os blocos médio-baixo.


 Mapa de calor
Movimentação de Conca na partida: o meia da equipe carioca tinha liberdade de movimentação, porém, buscava mais o lado esquerdo(Reprodução: Footstats)

O jogo iniciou-se com a equipe corintiana marcando forte no meio de campo e saindo em velocidade principalmente pelo meio, com Elias, que ficou mais fixo ao lado de Ralf sendo o responsável por efetuar os lançamentos, por baixo, para os homens de frente, que tinham problemas para ultrapassar a última linha da defesa carioca. Após os minutos iniciais de ligeiro domínio corintiano, o Fluminense cresceu no jogo e deu as cartas durante todo o resto do primeiro tempo. 

A equipe carioca adiantou suas linhas e, principalmente, adiantou Jean, que saiu do lado de Diguinho para atuar mais adiantado, junto a Conca, deixando assim a equipe em 4-1-4-1. Esse adiantamento teve como principal mérito "matar" a velocidade da transição ofensiva corintiana, já que, com isso, foi possibilitado o encaixe do mesmo no volante corintiano Elias, marcando assim o mesmo de forma que ele já não conseguia entregar a bola limpa para os seus companheiros. Com o adiantamento das linhas e a compactação da equipe no setor ofensivo, a equipe pôde rodar a bola no setor ofensivo, sem porém conseguir furar o bloqueio corintiano, tendo a finalização de média distância como o recurso que mais proporcionava perigo ao adversário. Com isso o único recurso de saída de bola corintiano era a ligação direta,o que gerou algumas chances, porém, no geral, proporcionava rápida perda de bola no setor ofensivo. Aos 41 minutos Fred, de pênalti, converteu o gol da equipe carioca. Mesmo após o gol o panorama do primeiro tempo foi mantido


Equipes em suas formações táticas iniciais: Corinthians no 4-2-3-1 que variava para o 4-4-1-1 defensivamente e Fluminense no 4-2-3-1 que, após o adiantamento do posicionamento de Jean, tornou-se um 4-1-4-1

No intervalo houve uma alteração por parte da equipe corintiana, com Renato Augusto entrando na vaga de Lodeiro, porém, manteve-se a estrutura tática da equipe. O segundo tempo iniciou-se com uma alteração na forma de jogar das equipes. O Fluminense manteve o 4-1-4-1, porém, recuou mais as suas linhas, passando a marcar pressão somente em sua intermediária defensiva. Já o Corinthians, que ganhou um grande acréscimo na movimentação do seu meio de campo após a entrada de Renato Augusto, passou a tocar mais a bola no campo ofensivo, com os seus laterais subindo simultaneamente, com os mesmos se aproximando mais da região central, sem da exatamente a amplitude que poderia ser adquirida com os mesmo atuando mais abertos às laterais, além dos seus volantes que também passaram a encostar mais no trio de meias, sem porém ter participação efetiva na parte final da produção ofensiva da equipe. Com esse adiantamento de toda a equipe foram gerados corredores principalmente nas laterais, que eram constantemente explorados em velocidade pelos homens que atuavam abertos pelos lados na linha de 4 meias do Fluminense.

A equipe corintiana ainda realizou mais duas substituições na partida, com Luciano e Fágner entrando nos lugares de Jadson e Ferrugem. Se continuou mantendo-se a estrutura, o posicionamento e a movimentação do trio de meias corintiano acabou sendo modificada. Renato foi centralizado e Romarinho passou a cair mais pela esquerda. Com isso Renato, que antes tinha que cair pela direita para participar mais ativamente do jogo, passou a ser mais procurado, em especial pelo homem que atuou aberto pela esquerda no trio de meias, Romarinho, com o mesmo buscando encostar em Renato através de diagonais ou centralizações. Essa movimentação acabou sobrecarregando o setor central da marcação da equipe carioca, de modo que espaços começaram a aparecer, com a equipe conseguindo invadir a área, ainda que com muitos jogadores adversários a sua frente. Até que, ao 28 minutos, Renato Augusto invadiu a área em jogada individual pelo lado direito da defesa carioca, e Romarinho completou para empatar a partida. 


Mapa de calor
Mapa de movimentação de Renato Augusto: jogador deu nova dinâmica ao setor de criação da equipe com constante movimentação e participação nas tramas ofensivas(Reprodução: Footstats)

Após o gol, a equipe corintiana diminuiu um pouco o ritmo, de modo que já não conseguia penetrar na área adversária de maneira efetiva. O técnico Cristóvão Borges, que já havia efetuado uma alteração antes com a entrada de Carlinhos no lugar de Wagner, adiantando Chiquinho e deixando Carlinhos como lateral esquerdo, efetuou mais uma alteração, colocando Kennedy no lugar de Chiquinho, passando assim Rafael Sóbis para o lado esquerdo, deixando Kennedy aberto pela direita, buscando assim dar mais velocidade aos contragolpes da equipe carioca. O panorama manteve-se, havendo somente a alteração de que os laterais da equipe corintiana, principalmente o lateral Fágner, passaram a alçar mais bolas na área, porém, sem sucesso. No Fluminense ainda houve uma última alteração bem no finalzinho da partida: entrou o garoto Gustavo no lugar de Rafael Sóbis, mantendo a estrutura da equipe.

A partida entre as duas equipes foi boa, com cada uma dominando um tempo, o que acabou tornando o resultado final um resultado justo. Agora na quarta feira a equipe corintiana terá um importante desafio que é o jogo da volta contra o Bragantino pela Copa do Brasil. A atuação de Renato Augusto pode servir de esperanças para que a produção, tão criticada, do setor ofensivo melhore, de modo que consiga perfurar as linhas do seu adversário, que deverão vir ainda mais rígidas e recuadas do que no primeiro jogo. Já o Fluminense deu mostras de que o futebol empolgante visto a algumas rodadas atrás ainda está lá e deve ser "ressuscitado" o mais rápido possível, afinal, já tem importante confronto na quarta pela sul americana, além do Campeonato Brasileiro, onde a equipe necessita voltar ao G4.

 
Equipes em suas formações finais: Corinthians no 4-2-3-1 e Fluminense no 4-1-4-1/4-3-3

Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)