segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Em jogo franco, Inter mostra ter poder de fogo e despacha o Coxa

O apagão do domingo restringiu-se apenas aos refletores do estádio Beira-Rio. Dentro de campo, o que se viu foram duas equipes procurando incessantemente o gol adversário e protagonizando um dos melhores jogos deste Brasileirão 2014. No duelo dos ataques, levou a melhor o ataque Colorado. Mostrando mais poder de fogo e sendo comandado por mais uma atuação de gala de Eduardo Sasha, o Inter despachou o Coritiba, lanterna do Brasileiro, por 4 a 2.

1º tempo: Domínio colorado, Coritiba assustando

Sem Wellington, Abel colocou o Inter no já tradicional 4-1-4-1, com Willians como o volante de contenção e Aránguiz um pouco mais avançado, ao lado de Alex. Dale iniciou a partida aberto pelo lado direito, com Sasha na extrema-esquerda. Aránguiz por vezes voltava para compôr a primeira linha com Willians, transformando o esquema em um 4-2-3-1 quando o time defendia. O grande problema do Inter nos minutos iniciais era referente à saída de bola, prejudicada pelos muitos erros de passe de Willians e Gilberto. Juan também demorava demais para se livrar da bola, deixando a marcação-pressão do Coritiba atrapalhar a transição defesa-ataque Colorada. Para corrigir esse problema, Alex e Aránguiz saiam de duas posições originais para auxiliar na saída de bola, tirando um pouco da velocidade de conclusão das jogadas.

Foto mostra o 4-1-4-1 Colorado: Willians isolado em meio à marcação adversária


Sorte do Inter que o mesmo problema era identificado no Coxa. Marquinhos Santos escalou o seu time num 4-2-3-1, com Éber aberto pelo lado direito, Zé Love na esquerda e Joel centralizado, como um falso-9. Alex atuava como um meia central avançado, mas era obrigado a recuar para ajudar a bola a chegar no setor ofensivo do Coritiba, o que por vezes tornava o time mais lento. Robinho, que tinha a incumbência de fazer o box-to-box para auxiliar na saída de bola, não conseguiu dar conta do recado sozinho.

Os primeiros 15 minutos de jogo mostravam duas equipes com apetite, tentando propôr o jogo, mas ambas cometendo muitos erros. O gol Colorado - marcado logo aos 11 minutos - acabou ocorrendo em função de uma falha individual. Wellington Paulista tentava jogada pessoal pelo lado direito e estava de costas para o gol adversário quando sofreu um carrinho sem propósito de Leandro Almeida. Vanderlei ainda pegou, mas Dale conferiu no rebote. O gol do Coritiba saiu de um escanteio, numa tremenda falha da marcação Colorada. Os jogadores do Inter formaram uma linha de jogadores próximos à pequena área, mas os defensores ficaram distantes dos jogadores do Coxa, que vinham de trás. A bola foi cruzada na segunda trave, nas mãos de Dida, que falhou na saída do gol - Leandro Almeida se redimiu do penal com o 1 a 1. A foto abaixo foi tirada poucos segundos antes da marcação do gol e mostra o zagueiro se deslocando para a área - sendo acompanhado, teoricamente, por Gilberto. Note também que Zé Love se posiciona próximo à Dida, com o intuito de prejudicar o goleiro.

Leandro Almeida indo pra área, Zé Love prejudicando Dida: 
superioridade numérica do Inter não impediu gol do Coritiba


A partir de então o jogo se tornou mais interessante. O Coritiba passou a explorar muito o lado esquerdo e ter relativa facilidade sobre a marcação do Inter. Zé Love fazia boa partida aberto como um winger e mostrando o bom repertório de dribles que o faz um dos líderes no quesito nesse Brasileirão. O Coxa só não foi mais perigoso em função dos erros na definição cometidos pelo lateral Dener. Curiosidade: o jogador caiu sozinho no chão TRÊS VEZES ao longo do primeiro tempo. Sinceramente, não sei se era algum problema com a chuteira ou algo do gênero.

Voltando para a análise, o Inter também atacava mais usando o seu lado direito, mas Gilberto cometia alguns erros no apoio. A lentidão na transição defesa-ataque do time, entretanto, passou a ser compensada pela dinâmica dos jogadores de meio. Aránguiz, Alex, Dale e Sasha trocavam de posição à todo o momento, se movimentavam muito, se tornando opções para passe e dificultando demais a vida dos defensores do Coritiba. O segundo gol Colorado nasce assim: o time rouba a bola e Aránguiz parte da sua posição original em diagonal, tendo como direção a linha de fundo no lado direito. A bola é lançada para ele e o Chileno cruza para dentro da área. Wellington Paulista se atrapalha com a bola, mas Alex chega de trás e pega a defesa do Coxa de surpresa. Detalhe: Alex havia feito um gol muito parecido contra o Criciúma, no meio da semana.



Sequência de frames mostra deslocamento de Aránguiz e Alex:
dinâmica do meio Colorado confundiu marcação do Coxa


Nem deu tempo do Coxa reagir. Antes que o time pudesse respirar, o Inter fez o terceiro, com Sasha. Desta vez, o lançamento longo de D´Alessandro achou o menino no mano-a-mano com Norberto. O lateral do Coritiba falhou e Sasha encobriu Vanderlei, fazendo o 3 a 1.

1º tempo: apesar do domínio Colorado, jogo equilibrado no duelo tático


2º tempo: Coritiba melhora, mas Inter segue com mais sorte

Marquinhos Santos mexeu drasticamente na sua equipe no intervalo, sacando Élber para colocar Martinuccio como o falso-9 do Coxa. Zé Love passou para o lado direito e Joel foi deslocado para a meia-esquerda no 4-2-3-1 do Coritiba. A mudança deu maior velocidade ao time, que passou a usar mais o seu lado direito, pouco explorado ao longo da primeira etapa. Em duas arrancadas, Norberto enfileirou pelo menos quatro marcadores do Inter e criou duas chances de perigo. Com o apoio de Zé Love, o jovem lateral passou a ser o jogador mais agudo e perigoso do Coxa, válvula de escape do time - coisa que Dener não havia conseguido fazer com qualidade ao longo da primeira etapa.

Foram 15 minutos de pura pressão do Coxa, atacando predominantemente pelo lado direito. O gol só foi sair aos 19, pelo lado... esquerdo! O erro coletivo do Inter começou com Gilberto, que deu um chutão em direção à área Colorada. Paulão não cortou, Martinuccio finalizou e Zé Love desviou, diminuindo o score.

Então, o imponderável ajudou o Inter. Wellington Paulista voltou a sentir a lesão que o havia tirado de combate das últimas semanas. Abel foi obrigado a finalmente abrir mão de um centroavante de referência no time, colocando o jovem Valdívia. Ele atuou aberto pelo lado esquerdo, com Sasha como o falso-9. Com maior mobilidade e mais apetite para o jogo, o Inter voltou a dominar as ações da partida. O quarto gol - marcado por Sasha em assistência de Valdívia - terminaria de vez com as pretensões do Coritiba na partida. Em um determinado momento, o Inter ficou trocando passes por mais de dois minutos no setor de meio de campo - algo raro de se ver por aqui.

No final das contas, o 4 a 2 retrata bem a diferença no poder de fogo de ambas as equipes. O Inter segue em busca do líder Cruzeiro numa arrancada impressionante: são quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. Já o lanterna Coxa, com quatro derrotas nas últimas cinco partidas, vai ter muito trabalho pela frente.

Atualizado às 17:13