segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Especial Atletiba do 2° turno do Brasileirão de 2014

     A 2ª edição no Brasileirão 2014 do maior clássico do Paraná está se aproximando. Como os dois clubes, o Atlético-PR e o Coritiba, estão com técnicos recentemente contratados, o “Especial Atletiba do 2° turno do Brasileirão de 2014” vem a calhar para o momento. Desta maneira, a Prancheta Tática, baseada no que as equipes fizeram com esses dois técnicos novos, irá descrever taticamente sobre cada time em 4 temas: as peças mais utilizadas, o sistema defensivo, o sistema ofensivo e prévia da partida. Cada tema terá duas sub-partes, no qual o Furacão e o Coxa serão descritos em separados, mas em cada dia da semana terá o mesmo tema. Hoje, inicia-se o primeiro tema. Já na terça, na quarta e na quinta dessa semana, terão os outros temas.

As peças mais utilizadas: Coritiba

     Como o Coritiba é o clube mandante do clássico, todos os dias, o tema da data será aberto pelo time alviverde da capital paranaense. No Coxa, Marquinhos Santos tem utilizado regularmente um grupo pequeno de jogadores do seu elenco. Vamos as descrições deles individualmente:

Vanderlei

     Goleiro e titular absoluto da posição. Como pouco se lesiona e atua em alto nível, Vanderlei não dá espaço para o seu reserva. Em relação ao sistema de jogo da equipe, o camisa 1 do Coritiba, em seus tiros-de-meta longos, é o responsável pela mudança do esquema tático da sua equipe. Nestes momentos da partida, o Coxa altera do 4-3-3 para o 4-3-1-2. Nos flagrantes adiante, o explicado ficará mais elucidado:

Com a bola rolando, o Coritiba, em situação defensiva, varia o seu posicionamento defensivo entre 4-3-3 (esquema tático mostrado no flagrante anterior) e 4-1-4-1. Já quando Vanderlei cobra os seus tiros-de-meta, o jogador da referência do ataque recua e, ao mesmo tempo em que este movimento acontece, os dois jogadores abertos entram na diagonal. Veja (Reprodução: Sportv/ PFC):

Com a bola viajando no ar, Alex recuou para a meia e Joel e Zé Love se alinharam à frente dos zagueiros adversários. Esta movimentação acontece, pois Vanderlei sempre mira no jogador da referência do ataque, este sempre faz esta movimentação e, com isso, qualquer resvalada de cabeça na bola tem jogadores do Coritiba próximos para recuperar a 2ª bola (Reprodução: Bandeirantes). 

Assim como aconteceu com Alex anteriormente, Martinuccio recuou para a meia durante o trajeto no ar da bola após a cobrança longa do tiro-de-meta de Vanderlei. Com esta movimentação, o Coxa deixa de se posicionar no 4-3-3 e passar a caracterizar o 4-3-1-2 em campo (Reprodução: Rede Globo).

Norberto
     Este lateral-direito realiza duas características iguais ao seu companheiro de lado oposto e uma diferente taticamente. As duas semelhantes são: a marcação em “L” e as ultrapassagens no espaço vazio em campo ofensivo. A primeira gera o encurtamento de espaço em situação defensivo em relação ao meia adversário aberto em seu lado, já a segunda é a utilização do espaço gerado pela movimentação ofensiva do atacante do Coritiba naquele lado.

No flagrante acima, percebe-se Norberto avançando a sua marcação no meia aberto do Flamengo e, assim, fazendo com que a linha defensiva forma-se a letra “L” (Reprodução: Rede Globo).

Já em situação ofensiva, Norberto utiliza o espaço vazio deixado pelo atacante aberto pela direita em ação ofensiva. No caso da imagem, Dudu realizou a entrada na diagonal e, assim, deixou o lateral-esquerdo do Flamengo em situação de indecisão. Já que este jogador não sabia se ia para frente para marcar Martinuccio com a bola, para a sua direita para acompanhar a movimentação de Dudu ou para a sua esquerda para tentar neutralizar a subida de Norberto (Reprodução: Rede Globo).

     Já de diferente em relação a Carlinhos, o lateral-esquerdo do Coritiba, Norberto realiza entradas na diagonal com bola e, assim, “deixando” o espaço da direita para qualquer outro jogado do Coxa utilizar.

Com Norberto entrando na diagonal em campo ofensivo, as movimentações ofensivas do seu time passam a procurar o espaço “cedido” por ele pela direita do campo. Percebendo isto, Martinuccio e Gil se projetam para o flanco direito –assim como é no caso do flagrante acima (Reprodução: Rede Globo). 

Lucas Claro e Welinton
     Quando Welinton esteve apto a jogar, ele jogou como titular no lugar de Lucas Claro. Porém como nem sempre isto foi possível, Lucas Claro freqüentemente entrou nos 11 iniciais nos jogos. Entretanto, tanto um quanto o outro apresentam características táticas semelhantes. Os dois são o zagueiro que sai “na caça” e que pouco ajuda na saída de bola da equipe. Deste modo, independentemente de quem seja titular, a função tática da posição não se altera.

No caso do flagrante, nota-se Lucas Claro já iniciando a projeção defensiva no atacante adversário mais próximo e prestes a abandonar a linha defensiva do Coritiba (Reprodução: Rede Globo).

Leandro Almeida
     Apesar de ser destro, este zagueiro atua pelo lado esquerdo central da defesa coxa-branca. E, ainda, mesmo que “torto”, Leandro Almeida é quem dá a saída com passe curto com qualidade e é o zagueiro da cobertura defensiva. Dificilmente, este beque é quem sai para dar combate fora da linha defensiva coxa-branca.

No flagrante acima, percebe-se Leandro Almeida posicionado para a cobertura defensiva para os dois companheiros ao seu lado. Já que ele não está marcando nenhum jogador adversário e também está posicionado no meio entre o Wellinton e Carlinhos (Reprodução: Bandeirantes).

Leandro Almeida sai com tanta qualidade no passe que, se o sistema defensivo adversário der espaço a sua frente, a sua projeção em campo ofensivo é realizada (Reprodução: Rede Globo).

Carlinhos
     Assim como já foi descrito anteriormente, Carlinhos faz com que a linha defensiva marque em “L” e, ofensivamente, se projeta no espaço vazio deixado pela movimentação ofensiva do atacante aberto do seu lado.

Apesar do flagrante não ser tão evidente, Carlinhos subiu a marcação e fez a linha defensiva quase formar a letra “L”. Assim como seu companheiro de lado oposto, o lateral-esquerdo coxa-branca sobe a marcação para que o meia aberto adversário não tenha tanto espaço para dominar a bola e partir de frente para ele (Reprodução: Rede Globo). 

Agora em situação ofensiva, Carlinhos se projeta a linha de fundo adversária quando o atacante aberto do seu lado abre espaço através de sua movimentação para o meio do campo ofensivo. No caso do flagrante, observe onde está Élber –o atacante do Coritiba aberto pela esquerda- e onde está a linha defensiva do Sport. Com a movimentação central de Élber, Carlinhos passou a ter muito espaço sem marcação para se projetar (Reprodução: Sportv/ PFC).

Helder
     O único volante-volante da equipe. Defensivamente, Helder marca por zona entre a linha defensiva e a do meio-de-campo coxa-branca. Já ofensivamente, ele pouco contribui. Pois este volante não aparece como opção de passe curto em campo defensivo e, ofensivamente, ele se posiciona atrás dos dois meias da equipe. Sendo que estes dois raramente se projetam muito à frente.

Ofensivamente, Helder se posiciona atrás dos dois meias do Coritiba. No caso do flagrante, como Robinho e Rosinei ainda estão na intermediária ofensiva, Helder sequer aparece na imagem e, desta maneira, não é peça ativa em situação ofensiva para o time (Reprodução: Sportv/ PFC).

Rosinei ou Gil
     Normalmente, Rosinei é o titular, mas quando Gil atuou na posição, a movimentação não diminui em eficácia. O primeiro é mais tático e freqüentemente é opção de retorno para iniciar a virada de jogo através de passes curtos, já o segundo é mais agudo e realiza constantes projeções para a direita. Agora defensivamente, ambos os jogadores se posicionam no lado direito central da dupla de meias da equipe e balançam corretamente para o lado da bola.

No caso do flagrante acima, Gil se projetou para o lado direito, já que Norberto –assim como foi explicado anteriormente, entrou na diagonal (Reprodução: Rede Globo).

Agora em relação a Rosinei, ele não se projeta tanto ofensivamente, mas em contrapartida, este jogador é sempre opção de retorno ofensivo. Com este posicionamento atrás da linha da bola, Rosinei é opção de passe curto, início da virada de jogo através de passe curto e, deste modo, mantendo a posse da bola em campo ofensivo (Reprodução: Sportv/ PFC).

Agora, independentemente da titularidade de Rosinei ou Gil, ambos os jogadores se posicionam defensivamente no lado direito da meia central da equipe e balançam defensivamente e corretamente para o lado da bola –conforme a imagem anterior (Reprodução: Sportv/ PFC).

Robinho
     Sempre que estiver apto, ele é titular da equipe. Mas pudera, Robinho realiza muito bem taticamente as funções defensivas e ofensivas. Além disso, tecnicamente, ele é um dos poucos meias no elenco alviverde que tem o passe em profundidade e percebe o momento certo para se projetar à frente na área adversária. E assim como seu companheiro de meia, Robinho é opção de retorno em campo ofensivo. 

Assim como foi explicado, a função ofensiva de Rosinei/ Gil, Robinho também realiza o mesmo posicionamento para equipe. E desta maneira e com os dois meias do time sendo opção de retorno simultaneamente, dificilmente o Coritiba perde a bola em campo ofensivo e freqüentemente consegue realizar a virada de lado através de passes curtos entre os meias do time (Reprodução: Bandeirantes).

Élber, Joel ou Dudu
     Na posição de atacante pela direita, Marquinhos Santos ainda não definiu um titular absoluto. A vaga tem variado entre Élber, Joel e Dudu. Nos últimos jogos e com Alex em campo, Joel é quem tem ficado com esta posição, mas como o camisa 10 coxa-branca não tem conseguiu uma regularidade com este técnico, o titular do lado direito do ataque está em aberto.

     Independentemente do titular da posição, as funções táticas se mantém as mesmas. Defensivamente, volta acompanhando o lateral-esquerdo adversário, e ofensivamente, se movimenta para abrir espaço para ultrapassagem de Norberto e se projeta na diagonal em direção à área adversária. Como são jogadores diferentes, as características alteram, mas as funções se mantêm.

Defensivamente, o atacante aberto pela direita marca o lateral-esquerdo adversário. Como o jogador do Coritiba desta função marca individualmente, invariavelmente, o posicionamento defensivo do time é o 4-1-4-1 ou o 4-5-1, como mostra o flagrante acima (Reprodução: Sportv/ PFC).

Na intermediária ofensiva, a função sem bola do atacante aberto pela direita é movimentar para diagonal e, assim, abrir espaço para que Norberto ultrapasse explorando a indecisão do lateral-esquerdo adversário (Reprodução: Rede Globo).

Já no terço ofensivo e com a bola do outro lado do campo, o atacante pela direita entra na diagonal em direção à área adversária para que ele seja opção para o cruzamento do lado oposto (Reprodução: Bandeirantes).

Alex, Martinuccio ou Joel
     No início da retomada do comando técnico de Marquinhos Santos e com a lesão de Alex, Martinuccio foi titular. Este jogador, assim como Alex atuara em alguns recentes jogos, atuou como “falso 9”. Nesta função, defensivamente, este jogador não tem tantas funções defensivas, mas na retomada da bola, ele é um dos primeiros a ser procurado. Já que ele procura o espaço entre a linha defensiva e a do meio-de-campo adversário. Já em campo ofensivo, o “falso 9” invariavelmente é opção de passe e constantemente se projeta à área adversária.

Ao retomar a bola, os jogadores do Coritiba procuram rapidamente o “falso 9” da equipe, pois este parte de próximo dos zagueiros adversários e se posiciona para  receber a bola entre a linha defensiva e a do meio-de-campo, assim como onde Alex está posicionado no flagrante (Reprodução: Bandeirantes).

Já no terço ofensivo, o “falso 9” se projeta em direção à área adversária para ser mais uma opção para o cruzamento que será efetuado, assim como Martinuccio está demonstrando no flagrante anterior (Reprodução: Sportv/ PFC).

     Agora com Joel na posição, a referência do ataque praticamente passa a ter funções de centroavante. Já que com o camaronês, a profundidade do ataque é sempre criada por ele e este jogador pouco explora a entrelinha adversária. 

Com Joel, a referência do ataque praticamente passa a ter funções de centroavante. Deste modo, a profundidade do ataque passa a ser de responsabilidade dele, assim como mostra o flagrante acima. Mas independentemente de Alex, Martinuccio e Joel, o esquema se mantém o 4-3-3 (Reprodução: Sportv/ PFC).

Zé Love
     Em condições normais, Zé Love é sempre o escolhido para a posição de atacante pela esquerda. Pois ele é o único que consegue receber de costas um passe de um companheiro de time e, ainda, realizar todas as funções táticas com velocidade para a posição. Assim como o atacante pela esquerda, Zé Love tem a função defensiva de marcar o lateral-direito adversário e, ofensivamente, de encostar-se aos meias para abrir espaço para a ultrapassagem de Carlinhos e, no terço ofensivo, de entrar na diagonal em direção à área adversária.

Defensivamente, Zé Love marca o lateral-direito adversário, assim como mostra o flagrante acima (Reprodução: Rede Globo).

Ofensivamente, Zé Love abre espaço para a ultrapassagem de Carlinhos e se projeta na diagonal em direção à área adversária, conforme mostra o flagrante anterior (Reprodução: Bandeirantes).

Por Caio Gondo (@CaioGondo)