quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Especial Corinthians- Pré-Copa


A partir desta quinta-feira o Corinthians começará a encarar desafios que irão determinar o desfecho da temporada da equipe. No Campeonato Brasileiro, a equipe iniciará o segundo turno buscando uma boa sequência de vitórias para que assim possa manter as suas esperanças de brigar pelo título do campeonato. Já na Copa do Brasil a equipe, que jogará no dia 1º de Outubro a primeira partida das quartas de final, finalmente encontrará uma equipe de nível técnico e tático semelhante, o Atlético-MG, em um duelo onde o vencedor irá com muita moral para as semifinais.

Sendo assim, para realizar uma espécie de preparação para o que está por vir aos torcedores corintianos e aos amantes do futebol em geral, dois de nossos colaboradores decidiram escrever uma série de 4 posts que serão apresentados da seguinte forma: Corinthians pré-Copa, Corinthians pós-Copa, Análise dos jogadores da equipe e os possíveis sistemas que poderão ser utilizados pela equipe. No post de hoje será analisado o Período Pré-Copa da equipe corintiana.

Ano Novo, Vida Nova. É isso que todos dizem na virada de ano. E no Corinthians não foi diferente. Após um péssimo Brasileirão, o contrato de treinador Tite terminou, e o presidente Mário Gobbi decidiu não renovar. Sendo assim, para o lugar de treinador, promoveu o retorno de Mano Menezes.

Mano Menezes venho com o objetivo de renovar a equipe, e renovou: de 33 jogadores do elenco do ano passado, 20 não jogaram o Campeonato Paulista pelo clube. Chegaram o lateral-esquerdo Uendel (destaque na Copa Sulamericana), Fágner, Jádson (envolvido em troca por Alexandre Pato), Ferrugem e Bruno Henrique. Além de Elias, que só poderia jogar depois da Copa.

Nas primeiras rodadas, o time mostrou estar bem organizado ofensivamente, fazendo jogadas trabalhadas, mas o time sofria muito com o excesso de ofensividade de Uendel, que levava muitas bolas nas costas. Até que na quarta rodada, no clássico contra o Santos na Vila Belmiro, começou o péssimo Paulistão: 5x1 diante do Santos, onde o time se mostrou muito desorganizado, sem saber o que fazer com a bola, Uendel levando várias bolas nas costas.

O flagrante nos mostra um erro absurdo do Corinthians: deixar os velozes jogadores santista no mano-a-mano com os defensores corintianos. Suicídio total.

Após esse jogo foram mais 4 jogos sem vencer, com 3 derrotas e 1 empate. No meio de tudo isso, torcida pedindo demissão do treinador, torcidas organizadas invadindo o CT. Terror.

Mesmo com toda esse pressão, o time do Corinthians conseguiu reverter, ganhou 4 jogos seguidas e ainda tinha chance de se classificar para a próxima fase. Mas aí foi a Gota D'Água: derrota para o São Paulo, dentro de casa, mesmo com dois gols contra do time tricolor. Falhas absurdas pelo lado esquerdo da defesa corintiana, e time nada compacto, dando campo para o São Paulo jogar.



Observa-se no flagrante a péssima compactação da equipe, jogando em aproximadamente 40 metros. Veja o espaço no meio campo, que pode ser aproveitado por 3 jogadores do São Paulo.

Por conta desses principais erros, que foram mostrados nestes flagrantes, a equipe foi eliminada do Campeonato Paulista, logo na primeira fase, enquanto seus rivais passaram de fase. 

Logo depois do Paulistão, o Corinthians contratou uns dos destaques da Penapolense no Paulistão: Petros. Mano Menezes, sabendo que seus meias não recompunham pelos lados e o Corinthians tomava muitos gols por lá, pediu a contratação do jogador. Destacou-se pela profundidade que da pelo lado, pela recomposição rápida, pela cobertura quando o lateral sai de sua posição para ir á caça (como mostra o flagrante abaixo), por sua raça, que é uma das principais coisas que a torcida corintiana quer em seu jogador e pela versatilidade.





Após praticamente um mês de preparação, o Corinthians voltou ao campo no Campeonato Brasileiro. E deu para ver grande evolução. Time mais compacto, melhorou muito a recomposição com Petros, e maior consistência defensiva. Conseguiu uma grande arrancada, nos 9 jogos antes da Copa, onde conseguiu 4 vitórias, 4 empates e 1 derrota apenas. Fez 11 gols e sofreu 5. Incrível aproveitamento de 76%. Só ficou atrás do Cruzeiro que teve 90% de aproveitamento. 

Abaixo podemos ver como a comapactação corintiana melhorou muito do Paulistão para o Brasileirão:


Observe no flagrante a equipe do Corinthians muito compacta, sem espaço entre-linhas, fazendo dobra de marcação no jogador que vai receber a bola.

Amanhã, teremos a segunda parte do Especial: Pós-Copa.


Por Otavio Martins