quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PSG estreia com empate diante do Ajax na UEFA Champions League!

Na estreia na UEFA Champions League, o PSG empatou com o Ajax em Amsterdã por 1 a 1. Cavani fez o gol dos franceses e Schöne empatou para os donos da casa.


O PSG entrou em campo num 4-3-3 que contava com boa movimentação do tridente ofensivo. Lucas carregava de fora pra dentro e também buscava explorar a jogada de fundo nas costas do lateral, enquanto que Cavani partia em diagonal para encostar em Ibrahimovic e fechava para a área quando a bola caía no flanco oposto. Defensivamente, marcava no 4-1-4-1, normalmente em bloco baixo e linhas posicionadas na própria intermediária defensiva, com Lucas e Cavani recuando e alinhando-se na mesma altura dos volantes, com Matuidi geralmente sendo o volante que pressionar o portador da bola um pouco mais à frente. Cavani era mais participativo na fase defensiva, ocupava e protegia espaços pelos lados e até balanceava corretamente, porém, muitas vezes Lucas ficava inativo sem a bola e fora da marcação nas jogadas pelo seu lado. 

Outro movimento do time parisiense com a bola era a saída de 3, como pode-se observar no frame abaixo.

Flagrante da saída de 3 lavolpiana do PSG. Thiago Motta afundava ao centro, enquanto que Marquinhos e David Luiz abriam pela direita e esquerda respectivamente, espetando os laterais Van der Wiel e Maxwell. No lance, Lucas cortará em diagonal pra dentro e abrirá o corredor que irá ser ocupado por Van der Wiel ultrapassando na direção da linha de fundo e dando a opção de passe em profundidade. 


O Ajax também marcava no 4-1-4-1 e alternava entre uma pressão mais avançada, a partir de sua intermediária ofensiva e o posicionamento com as linhas mais recolhidas, dentro de seu próprio campo. Repare nos flagrantes abaixo, onde você também poderá observar a forma de marcação da equipe nas bolas paradas defensivas.

Posicionamento defensivo do Ajax em bloco baixo. PSG tem a posse de bola pela meia-esquerda. O winger do lado direito e os três jogadores mais centralizados do Ajax ocupam e fecham os espaços por ali nas proximidades do setor da bola, porém, o winger oposto limita-se a marcar dentro do seu flanco, de modo que não centraliza para a basculação defensiva da linha de meio, criando-se um espaço entre ele e os volantes da equipe que poderiam ser explorados por qualquer jogador adversário, podendo pegar a bola já de frente pra linha defensiva.

Em suas subidas de pressão para marcar e tentar roubar alto na saída adversária, a linha de meio do Ajax ocupava a intermediária ofensiva e a linha de defesa ficava com posicionamento mais alto na intermediária defensiva holandesa para manter a compactação. Sempre buscava pressionar, subir os encaixes, fechar as linhas de passe e forçar o erro/ligação direta, como pode-se observar no lance. Um jogador pressiona o portador da bola num espaço curto, diminuindo o tempo para pensar e agir do mesmo, enquanto que outros 3 cerram suas linhas de passe mais próximas. 

Nos escanteios defensivos, o Ajax marcava individualmente no bolo da área, com dois jogadores marcando a zona na primeira trave, outro jogador protegendo o canto oposto da meta defendida pelo goleiro e um jogador projetado para brigar pelo rebote na entrada da área. 


Após o primeiro gol do time parisiense, o Ajax passou a tentar propor o jogo, apesar das dificuldades para criar espaços. Tentava usar de seus wingers e laterais para dar amplitude ao ataque. O PSG, que antes tinha mais uma proposta de ataque e agressão, passou a jogar mais sem a bola, buscando se compactar da intermediária defensiva pra trás, sair em velocidade e reter bola em campo ofensivo.

Depois de sofrer o gol de empate, o PSG deixou o 4-3-3/4-1-4-1 e passou a se posicionar num 4-2-3-1, com Thiago Motta e Matuidi fazendo a dupla de volantes, Pastore ocupando o centro da linha de 3 e Lavezzi mais à direita no lugar de Lucas. Os franceses ainda tentaram, mas o empate permaneceu até o final. 


*Por João Elias Cruz(@Joaoeliascruzzz)