sábado, 4 de outubro de 2014

Corinthians foi cirúrgico e conseguiu uma grande vantagem

Era o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Corinthians vinha de 2 jogos sem vencer, pressão da torcida, clima de crise. Já o Atlético-MG vinha de 5 jogos sem perder(1 empate e 4 vitórias).


O Corinthians veio a campo no seu habitual 4-2-3-1 que tinha Renato Augusto centralizado na linha de 3, com Petros e Malcom atuando abertos, tendo Guerrero como o homem de referência. Este último apresentava um comportamento já rotineiro em sua movimentação quando a equipe detinha a posse de bola, caindo pela esquerda na construção da jogada e fechando em diagonal quando a mesma se aproximava do seu fim. Com a bola outro fator que pode ser destacada em uma equipe sempre tachada de retrancada foi a movimentação dos laterais, principalmente enquanto o placar estava igualado. Ambos os laterais sempre desciam simultaneamente mas enquanto um buscava mais a linha de fundo, normalmente Fágner, o outro fechava mais pelo meio, próximo ao volante mais recuado. Sem a bola a equipe fechava-se em duas linhas de 4 com o recuo dos wingers, tendo Renato Augusto como uma espécie de para-brisa a frente da segunda linha. A equipe marcava por zona, e passava a realizar a sua marcação pressão quando a bola chegava nos volantes ou laterais da equipe adversária.


Movimentação de Guerrero: O atacante corintiano constantemente buscava o lado esquerdo do campo mas, quando a jogada se aproximava de sua finalização, entrava em diagonal, buscando assim bagunçar a marcação adversária.

Já o Atlético-MG venho no 4-2-3-1,com Diego Tardelli tendo totais liberdade de movimentação. O time avançava suas linhas quando tinha a posse de bola. Mas, quando tinha a bola, teve dificuldade com a marcação pressão do Corinthians. Com sua movimentação, Tardelli conseguia abrir espaços na defesa do Corinthians, deixando seus companheiros em boas condições de fazer gols. Marcava em duas linhas de quatro, com uma boa recomposição dos wingers. 

O primeiro tempo foi muito pegado, com a mais chances para o Atlético-MG, mas Guerrero aproveitou a baixa estatura de Marcos Rocha e fez o gol.

No segundo tempo, o Atlético-MG voltou melhor, aproveitando as laterais, onde o Corinthians fornecia espaço. Mano percebeu que Renato Augusto estava cansada e colocou Danilo, para com sua experiência, acalmar o jogo.

Já o Atlético-MG colocou velocidade pra cima do Fábio Santos. Saiu o jovem Carlos, para a entrada de Luan, O Doidinho do Galo. Mas Levir Culpi deu azar e sua substituição não funcionou.
Aos 34 minutos do segundo tempo, Dátolo teve a chance, mas a desperdiçou chutando na trave. Podia ser fatal.

Aos 36 minutos, Falha de Victor na bola aérea e Luciano fez o gol. E Mano Menezes extravasou fazendo até dancinha. A vitória teve mérito dele, armou bem a equipe, fez as substituições corretas e venceu o jogo.

Já o Atlético-MG terá que fazer milhares como os da Libertadores do ano passado, mas dessa vez enfrenta uma equipe muito sólida defensivamente.

Por Andrey Hugo e Otavio Martins