sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ESPECIAL: Metalinguagem Tática - Parte 1

O QUE É UMA ANÁLISE TÁTICA?


Para começar o especial, precisamos primeiramente conhecer o nosso objeto de estudo. Análise, no dicionario, significa "Exame minucioso de uma coisa em cada uma das suas partes." Tática, no mesmo, se mostra como "habilidade que se usa para se sair bem de uma situação crítica qualquer". Análise tática então seria "exame minucioso das habilidades que se usam para se sair bem de situações criticas em cada uma de suas partes"?

A resposta é SIM. Muitos acham que fazer o que fazemos é simplesmente colocar numerosinhos (4-3-3, 4-5-1, 3-5-2) e simplesmente organizar os determinados jogadores nos campinhos. NÃO, DEFINITIVAMENTE NÃO É ISSO. É muito mais complexo do que brincadeirinha de Brasfoot. 

Saudades dos tempos de Brasfoot... mas tá longe de se chegar perto de se poder fazer uma analise tatica com essa foto ai


O propósito desse tipo de estudo é mostrar como a equipe joga, que movimentações os jogadores fizeram, porque os mesmos fizeram aquelas movimentações, porque o treinador escalou o jogador daquela maneira, como determinado espaço do campo foi ocupado, dentre outras milhoes de respostas a serem encontradas. Resumindo, o principal objetivo de um analista é ENCONTRAR OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO DAQUELA EQUIPE.

Jogadores chilenos buscando recuperar a bola alto no terreno contra a Espanha. Levanta-se a hipótese: o time chileno prefere recuperar a bola no campo adversario?

No mesmo jogo, na mesma faixa de tempo, em outra situação , jogadores novamente buscando recuperar a bola em terreno espanhol. Afirma-se a hipotese anterior e espera uma terceira repetição para se confirmar (pré-afirmação). Repetindo, descobre-se um PADRÃO DE COMPORTAMENTO

E porque isso é o foco? Porque só podemos dizer que alguém fez algo durante a partida se a mesma ação se repetir dentro dela. Até porque existem as SITUAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS, nas quais o jogador tomou determinada DECISÃO na pressão, sem ter sido orientado a isso anteriormente. A repetição de decisões para uma mesma situação de jogo prova a existência de um PADRÃO DE COMPORTAMENTO.

É aí que entendemos o nome de nosso processo. PADRÃO DE COMPORTAMENTO é sinonimo de TÁTICA. Ela pode ser individual (determinações para o jogador especifico), setorial (para um conjunto de jogadores que atuam na mesma faixa de campo - defesa/meio/ataque), intersetorial (para dois setores diferentes) ou então coletivo (para uma equipe inteira). Aprofundarei mais cada uma delas em um novo post.

Juntando todas elas de forma conexa, podemos dizer que temos uma ANÁLISE. A seleção das informações coletadas + o público alvo é que determinará qual tipo de análise será feita. Podemos ver aqui abaixo, na propria Prancheta Tática, dois exemplos diferentes:

1) ANÁLISE MAIS SINTÉTICA: http://www.apranchetatica.com.br/2014/10/com-propostas-diferentes-flu-e-galo-nao.html - Análise do jogo Flu x Galo. Informações táticas mais voltadas para a historia do jogo, menos detalhadas.

2) ANÁLISE PROFUNDA; http://www.apranchetatica.com.br/2014/10/especial-atletiba-sistema-ofensivo_1.html - Análise do sistema ofensivo do furacao feito pelo amigo Caio Gondo. Informações táticas profundas sobre o modo de atacar da equipe.

E como vamos fazer essas analises? É isso que vamos aprender aqui nesse especial. Continuem acompanhando! No próximo texto, mostrarei a importancia das analises taticas dentro dos clubes e como elas já mudaram jogos que eram praticamente ganhos. Abraços e boa leitura!