domingo, 5 de outubro de 2014

São Paulo foi valente, mas precisa melhorar a transição defesa-ataque; Grêmio foi intenso e teve volume de jogo, faltou concluir

O duelo entre tricolores na Arena do Grêmio começou com o time mandante postado no 4-1-4-1/4-2-3-1 - essa variação costuma ocorrer de acordo com o posicionamento de Ramiro -, enquanto que o São Paulo veio postado no seu 4-4-1-1, que, muitas vezes, tinha Kardec voltando por um dos flancos. Veja isso nos flagrantes táticos abaixo:

Grêmio postado no 4-2-3-1. (Reprodução: TV Bandeirantes)
Grêmio postado no 4-1-4-1. (Reprodução: TV Bandeirantes)

São Paulo postado no 4-4-1-1. Kardec voltava muitas vezes pela ponta para poupar Kaká ou Pato. (Reprodução: TV Bandeirantes)

O Grêmio era intenso, tinha volume de jogo, e os comandados de Felipão avançavam a marcação e fechavam as linhas de passe, o que dificultava a saída de bola do São Paulo que costuma ser pelo chão, e, consequentemente, a transição defesa-ataque do Tricolor Paulista, esta que já era prejudicada pelos constantes chutões que o São Paulo era obrigado a realizar.

É necessário que a transição do São Paulo seja veloz quando enfrentar times que marquem pressão, ou que se fechem de forma compacta em seu próprio campo, isso porque o Tricolor Paulista tem dificuldades em enfrentar times assim.

Grêmio avançando a marcação e fechando as linhas de passe. (Reprodução: TV Bandeirantes)

Mas logo o Grêmio recolheu as suas linhas e cedeu campo para que o São Paulo trabalhasse a bola. Conseguiam chegar a área defendida por Marcelo Grohe, mas faltava caprichar no último passe e na finalização, assim como o Grêmio. Mas o São Paulo levava mais perigo quando Kaká, posicionado por dentro, a frente das 2 linhas de quatro, puxava o contragolpe, como visto no flagrante tático abaixo:

Kaká puxando o contragolpe. (Reprodução: TV Bandeirantes)

O São Paulo foi valente, e, após Rogério Ceni cobrar a penalidade no início do segundo tempo, a equipe paulista se fechou e cozinhou o jogo para ficar com o resultado, enquanto que o Grêmio procurava manter o volume de jogo e intensidade, mas faltou o capricho final.

Vitória que mantém o São Paulo vivo na busca pelo vice-campeonato de um torneio praticamente com seu campeão declarado. O Grêmio é forte, e vai brigar pela posições de ponta da tabela, decerto.


Por Diogo R. Martins (@diogorm013)