domingo, 9 de novembro de 2014

De volta ao Maracanã, Vasco vence o ABC e encaminha acesso

Em jogo válido pela 34ª rodada da Série B, o Vasco enfrentou o ABC no Maracanã. O duelo terminou com a vitória cruzmaltina por 1 a 0 e deixou os cariocas mais próximos do acesso para a elite nacional.

O jogo começou com o Vasco pressionando o ABC, por estar em no Maracanã e por necessitar da vitória, o Vasco partiu para cima. A equipe comandada por Joel Santana começou se organizando no 4-2-3-1. Pedro Ken na esquerda, Douglas centralizado e Maxi Rodriguez na esquerda, formavam a linha de três meias, com bastante movimentação para tentar furar o bloqueio defensivo criado pelo ABC. Kléber era o falso nove, se movimentando, saindo da área, fazendo o pivô.

O Vasco tinha problemas na criação das jogadas por sobrecarregar as ações pelo meio, que estava congestionado, com o ABC marcando bem, em cima. Douglas estava bem marcado e faltava alguém para auxilia-lo na armação. Faltava também apoio dos laterais para buscar as jogadas na linha de fundo.

Enquanto isso, o ABC se fechava e saia rápido nos contra-ataques. Organizavam-se no 4-4-2, com João Paulo e Rodrigo Silva na frente. Ronaldo Mendes e Daniel Amora eram os armadores das jogadas.

O Vasco tinha a posse de bola, mas não convertia em chances de gol. Errava muitos passes e faltava mobilidade. Faltava jogada individual e o apoio dos laterais (Carlos César apoiava pouco e Diego Renan quase nada).

O ABC aproveitava as chances e causava perigo ao goleiro Martin Silva. A equipe potiguar era mais organizada, se compactava rápido, fechava duas linhas de 4 e não dava espaços para o Vasco criar as jogadas ofensivas. O ABC era mais objetivo em suas ações quando tinha a posse de bola. Enquanto isso, o Vasco tinha a posse de bola, mas não sabia o que fazer com ela, não criava oportunidades, devido à boa e intensa marcação do ABC.
Nos acréscimos da primeira etapa, o goleiro Gilvan do ABC, cometeu pênalti em Carlos César, depois de jogada individual de Douglas na esquerda. O goleiro foi expulso e o Vasco abriu o placar.


Na segunda etapa, o Vasco com um a mais, controlou o jogo, conseguiu achar os espaços, criou mais oportunidades, mas não saiu do 1 a 0. Enquanto o ABC ainda tentou ir ao ataque, mas com um jogador a menos, ficou mais difícil.