segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mesmo com estratégia errada, Aránguiz decide, e Inter quebra tabú

O futebol nem sempre é um esporte justo. As vezes uma equipe se sobrepõe à outra, mas não consegue levar pra casa o resultado. Podemos dizer que o jogo entre Santos x Inter foi um desses. A equipe da casa jogou melhor, mas foi derrotada pelo Colorado, sobretudo em função da grande atuação do chileno Aránguiz, que fez dois gols e resolveu a parada para os gaúchos.

1o tempo: jogo intenso e equilibrado

O equilíbrio foi a marca da primeira etapa. Atuando no 4-2-3-1, o Inter de Abel surpreendeu ao posicionar Dale no lado direito e deixar Alan Patrick - destaque da vitória contra o Bahia - centralizado. Nilmar era o homem mais à frente, já Aránguiz formava a primeira linha de marcação ao lado de Willians.

Formação ofensiva do 4-2-3-1 Colorado: Alan Patrick era o homem centralizado


O Santos foi escalado no 4-3-3 quando atacava, com Rildo na direita, Robinho na esquerda e Gabigol no comando de ataque. Quando defendia, a equipe da casa contava com o recuo de Rildo, Lucas Lima e Gabriel, fechando um 4-1-4-1 com duas linhas de quatro e Alisson fazendo a sobra entre as linhas. O grande problema era a velocidade dessa transição ataque-defesa do Santos. Como Robinho não marca ninguém, apenas exercia alguma pressão na saída de bola do Inter, Gabriel era obrigado a sair da sua posição original e fechar o lado esquerdo, só que em alguns momentos essa cobertura não acontecia. A imagem abaixo mostra um dos momentos dessa troca de posições e a dificuldade de Gabriel em fazer o movimento.

Santos pressionando a saída: 
Claudio Winck já se projeta livre, pois Gabriel não tem tempo para se projetar


As duas equipes começaram o jogo num ritmo muito forte e com os sistemas de criação superando os sistemas defensivos. O Santos perdeu duas chances claras com Robinho e pagou o preço sofrendo um gol de Aránguiz, numa das escapadas do volante chileno pelo lado direito. Aránguiz aparece totalmente sozinho às costas do lateral Mena, recebe o lançamento magistral de D'Alessandro e chuta: nenhum jogador Santista fez a cobertura para acompanhar o jogador.

Depois do gol Colorado, o jogo perdeu em qualidade. O Inter parou de atacar com a mesma intensidade, enquanto o Santos não tinha organização suficiente para agredir o seu adversário.

2o tempo: Santos vai pra cima, Inter recua e quase se compromete.

Enderson corrigiu a sua equipe no intervalo e veio para o segundo tempo com o veterano Renato no lugar de Alisson. Ele entrou na primeira função de meio, passando Lucas Lima para o lado direito e Com Arouca ajudando na saída de bola pelo lado esquerdo. Rildo também passou a jogar no lado esquerdo de ataque, trocando de posição com Robinho.

Quando atacava, o Santos passou a projetar os seus dois laterais simultaneamente. Para corrigir a diferença na transição ataque-defesa e evitar o contragolpe Colorado, Renato se deslocava da sua posição original e ia para a direita, se tornando praticamente um lateral-base durante os ataques santistas. Já que Lucas Lima e Rildo são rápidos, a defesa do Santos passou a estar sempre protegida, e o time da casa ainda tinha a posse da bola para agredir o adversário.

Com D'Alessandro sentindo o desgaste físico, Abel foi obrigado a sacrificar Alan Patrick, fazendo-o recuar para formar a segunda linha de quatro do Inter. O Colorado passou a atuar num 4-1-4-1, com Jorge Henrique aberto pela esquerda e Dale na direita. A intensa movimentação no sistema defensivo comprometeu a condição física do argentino, forçando Abel Braga a substitui-lo. O flagrante abaixo mostra esse 4-1-4-1, com o lateral Mena incomodando D'Alessandro com as suas subidas ao ataque.

4-1-4-1 Colorado: 
Mena (no canto baixo do vídeo) se projetando para receber a bola às costas de Dale


Com a blitz do Santos, o gol não demorou a sair. Ele acabou se formando com uma bola nas costas do lateral Fabrício. Cicinho cruzou, Gabigol completou sozinho pra rede.



Sequência do gol do Santos:
Com Lucas Lima caindo pelo lado, Cicinho se projeta sozinho às costas de Fabrício


Após sofrer o gol, Abel cometeu o seu grande erro na partida: sacou Alan Patrick para colocar Bertotto. Embora passasse a ter mais cobertura no lado direito, ocupado por Aránguiz, o Inter chamou o Santos para o seu campo. Abel ainda tentou formar um 4-4-1-1 com Wellington Paulista ao lado de Nilmar para tentar recuperar o terreno perdido, mas a alteração não surtiu o efeito pretendido.

Aos 32 minutos, o Santos tinha 13 finalizações na partida contra apenas 4 do Inter e 9 escanteios a favor contra nenhum do adversário. Nesse momento, o imponderável acabou decidindo para o Colorado. Ou melhor: a falha do goleiro Aranha, que pegou a bola na mão dentro da pequena área. Aránguiz cobrou com perfeição e colocou números finais na partida.

No final do jogo, Abel ainda tirou Nilmar e colocou Ygor, fazendo o Inter se defender com uma linha de 5 no meio, num compactado. 4-5-1. Já era tarde demais para o Santos, que foi derrotado pela primeira vez na história para o Inter dentro da Vila Belmiro. Mesmo com uma estratégia equivocada, Abel Braga levou os três pontos pra casa e fez o Inter permanecer na terceira posição do campeonato.

4-5-1 no final do jogo:
Duas linhas compactadas para segurar o resultado