terça-feira, 18 de novembro de 2014

Movimentação de Luís Fabiano foi essencial para o São Paulo criar espaços para vencer o Palmeiras

O confronto entre São Paulo e Palmeiras significava não só um tenso Choque-Rei marcado pelas intrigas entre ambos os presidentes dos clubes no decorrer do ano, mas como também o destino de ambos os clubes no campeonato, o time mandante procurando ainda perseguir a raposa praticamente campeã, e o alviverde procurando se manter na primeira divisão num centenário para se esquecer.

O São Paulo apresentou mais do mesmo do segundo trimestre de 2014; 4-4-2 compacto, com balanceamento defensivo quase correto - salvo algumas falhas pontuais como a de Michel Bastos no flagrante tático abaixo -, bola no chão, movimentação dos meias, e saída de três realizados por Denílson. Outra novidade também foi o apoio simultâneo dos laterais, procurando cruzamentos para os jogadores de maior estatura como Luís Fabiano e Alan Kardec.

Denílson recuando entre os zagueiros para realizar a chamada "saída de três" na fase de construção de jogo. (Reprodução: PFC/SporTV)

E sem contar a movimentação de Luis Fabiano, que procurava sair da área para abrir espaços para os companheiros de time entrarem, sem contar em ajudar na circulação da pelota no último terço do campo, e na garra do camisa nove para ganhar.

Flagrante tático da movimentação de Luís Fabiano, que abriu espaço para a infiltração de Ganso, no flagrante, nota-se também a presença dos dois laterais no campo ofensivo. (Reprodução: PFC/SporTV)


O Palmeiras por sua vez, veio também posicionado no 4-4-2, e procurou abdicar da posse de bola, pelo menos no primeiro tempo, já que nos primeiros minutos da segunda etapa o alviverde imponente avançou as suas linhas enquanto os comandados de Muricy a recuaram até conseguirem o segundo gol com Rafael Tolói. O time visitante muitas vezes chegava a se posicionar bem defensivamente, mas a movimentação do São Paulo foi providencial (para os mandantes) para que espaços fossem abertos.

Palmeiras posicionado no 4-4-2, realizando o balanço defensivo. (Reprodução: PFC/SporTV)


Numa das únicas chances ofensivas do Palmeiras, Diogo foi inteligente ao aproveitar a falha de posicionamento de Michel Bastos no balanço defensivo do Tricolor Paulista (o lateral esquerdo deveria fechar a diagonal para colocar Diogo em condições irregulares), realizando assim a diagonal para criar perigo a meta, contudo, a chance foi defendida por Rogério Ceni (Reprodução: PFC/SporTV)




Além de elenco ilimitado, o Palmeiras precisa de poder de reação mediante aos momentos do jogo, para assim conseguir os 6 pontos que faltam para se manter na primeira divisão. O São Paulo precisa manter a atenção e deixar de recuar demais o time para poder manter o segundo lugar do campeonato, pelo menos, e conseguir, quem sabe, o título da Copa Sul-Americana.

Por Diogo R. Martins 
(@diogorm013)