segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Os trunfos e virtudes táticas do Santo André, o campeão da Copa Paulista de 2014

Ramalhão querido! Um domingo atípico, que ficará marcado pela alegria de ver o rei de Copas do ABC voltando a gritar: "É campeão". Tantos meses, tantos anos de descaso, nossa pujante e franca decadência. Vender a alma para o diabo - conhecido como Grupos de Investidores - teve o seu preço nesses quatro longos e duros anos. O acesso a elite nacional em 2008 sob os pés de Marcelinho Carioca, Pará(hoje no Grêmio) e Willians(hoje no Internacional)somado  ao vice campeonato Paulista de 2010 na polêmica final contra o Santos, deixava a ilusão de um rumo seguro, fato que esteve longe de transcorrer. Longe das divisões de acesso do Nacional e amargurado na A-2 Do Paulistão, o Santo André deve festejar com toda a sua alma o título da Copa Paulista diante do Botafogo de Ribeirão Preto. Apresentamos os personagens e aspectos táticos do Campeão da Copa Paulista que representará o estado de São Paulo na Copa do Brasil de 2015.


Após a frustada tentativa de voltar a elite do Paulista no primeiro semestre, o Santo André decidiu apostar no comando de Ivan Izzo, então assistente de Vilson Tadei. Ivan, goleiro marcante do Palmeiras no final dos anos 80, goza de uma valiosa experiência como assistente de Dorival Junior. Na vitoriosa campanha, Ivan utilizou destintos sistemas de jogo, sendo que na reta final consolidou um 4-4-1-1 compacto e bem coordenado. Na primeira fase, o Santo André foi bastante irregular, terminando na vice-liderança do Grupo 3 com 6 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Na fase seguinte, a defesa se consolidou sofrendo 8 gols em 9 jogos e assegurando o segundo lugar que o colocou nas quartas de finak. 

O goleiro Neto de 22 anos que que veio do Figueirense, foi um dos heróis e baluartes, defendendo um penal decisivo contra a Votuporanguense nas quartas de final, além de sua costumeira segurança. O miolo de zaga conta Jonas pela direita e Luis Matheus pela esquerda.O veterano Jonas é um dos pilares e líderes do grupo, com passagem marcante por times do sul do país. Luis Matheus, autor do gol do título contra o Botafogo, tem 21 anos e veio do Avaí.

Nas laterais, Ivan Izzo escala prioritariamente os ofensivos Jean e Paulo Otávio. Pela direita, Jean se projeta formando uma sociedade interessante com Guilherme Garré. Pelo lado oposto, Paulo Otávio de 20 anos e com passagem por Coritiba e Atlético Paranaense, se consolidou como uma das peças chaves do título, anotando o gol de empate contra o Botafogo na primeira final. 

A segunda linha tem os volantes Jackson e André Bilinha. Jackson de 24 anos, veio da Tombense para desempenhar seu jogo de ida e volta, o bom e velho box-to-box, dando proteção a Jean na cobertura. André Bilinha é um dos veteranos do elenco, fazendo o papel sujo no meio de campo com o posto de para-brisa ramalhino. Pelos flancos, Guilherme Garré e Maicon fecham a linha, ora como ponteiros, ora como marcadores dos laterais oponentes. Maicon foi revelado pelo Santo André, passou por Palmeiras, Santos, Flamengo e Dynamo de Kiev, regressando ao clube do ABC como protagonista do meio de campo. O baixinho Guilherme Garré é o responsável pelas bolas paradas, além de descarregar os contra ataques pela ponta direita.

No ataque, temos a dupla avassaladora formada por Muller Fernandes e Rodriguinho. Juntos eles anotaram 18 dos 31 gols do Santo André nessa competição. Muller Fernandes de 25 anos é o maior talento do time. Com carreira pelo futebol pernambucano, Muller faz a função de enlance, anotando 10 gols e levando o título de maior assistente do time. Rodriguinho fazia parte do elenco vice-campeão paulista de 2010. Nessa nova passagem pelo clube, se consagrou como o artilheiro da equipe com 18 gols.

O desenho tático da Primeira final: 1x1 no ABC com o Santo André no 4-4-1-1/4-2-2-2 e o Botafogo no 4-1-4-1


Que a vitória deste domingo contra o Botafogo, no enlameado gramado do estádio Santa Cruz de Ribeirão Preto, simbolize o início de um novo projeto futebolístico para revele promessas e projete o Santo André aos dias de glória.

Por Felipe Bigliazzi (@FelipeBigliazzi)