quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Em Paris, PSG não consegue vencer o Chelsea de José Mourinho

No jogo de ida das oitavas de final da UEFA Champions League, no estádio Parque dos Príncipes, o PSG só conseguiu empatar com o Chelsea. Ivanovic abriu o placar para os ingleses, enquanto Cavani empatou para os franceses, ambos de cabeça. Além do retrospecto desfavorável (eliminados pelos inglese na última temporada, sofrendo gol em casa), o PSG ainda tinha três importantes desfalques: Lucas, Cabaye e Aurier, lesionados.

Apesar de estar em casa, o PSG de Laurent Blanc não partiu para cima do Chelsea, talvez por precaução de não sofrer gol, preferiu ficar na defensiva. A equipe francesa foi a campo organizada no 4-3-3, com David Luiz como terceiro zagueiro, tentando dar qualidade na saída de bola, porém, em vão. O zagueiro brasileiro também fazia a saída de 3, dando liberdade para os laterais. Verratti e Matuidi auxiliam na saída de bola e na transição ofensiva. Sem a bola, o PSG se defendia no 4-1-4-1, com David Luiz no entre linhas e Ibrahimovic isolado na frente. Os laterais Maxwell e Van Der Wiel apoiavam, porém, pouco.


A equipe comandada por José Mourinho entrou com proposta ofensiva no jogo. Propondo no 4-2-3-1, com Fábregas, Willian e Hazard na linha de três meias, articulando as jogadas. Diego Costa era a referência na área. Matic e Ramires eram os volantes e davam consistência na saída de bola inglesa. Os laterais Ivanovic e Azpilicueta eram ofensivos e apoiavam alternadamente. 

A equipe inglesa marcava em blocos altos, sem dar chance para o PSG sair jogando com facilidade. Os franceses só conseguiam sair com chutões e poucos passes, com muita dificuldade, devido a forte marcação e perseguição dos ingleses. Os comandados de Mourinho trocavam muitos passes com facilidade no campo de ataque. 

No primeiro tempo, o PSG pouco incomodou a meta de Courtouis. Com apenas três finalizações na meta (três cabeceios de Cavani, Matuidi e Ibra) de um total de seis. Preocupado com o poder ofensivo do Chelsea, os franceses esqueceram-se dos defensores dos Blues. Em cruzamento de Cahill, Ivanovic testou de cabeça e abriu o placar. 1 a 0 para os ingleses.


Com o gol sofrido, os mandantes precisavam mostrar serviço. Os franceses adiantaram as linhas, aumentaram a posse de bola e começaram a criar oportunidades. Logo no início, Cavani empatou após cruzamento de Matuidi. 1 a 1. Enquanto Mourinho trocou Fábregas, Diego Costa e Willian por Oscar, Remy e Cuadrado, respectivamente, para ter velocidade nos contra-golpes, Blanc também mexeu na sua equipe. Sacou Lavezzi e colocou Pastore, para buscar mais intensidade nos ataques pelo flanco esquerdo.

Agora, resta aos parisienses marcarem fora de seus domínios, pois apenas uma vitória francesa ou empate com gols, classifica a equipe francesa. O trio Cavani, Ibrahimovic e Lucas/Lavezzi terão de superar Diego Costa, Fábregas e Hazard. 

                                                                                                       Por Daniel Barud (@BarudDaniel)