segunda-feira, 4 de maio de 2015

Em 18 minutos, Inter supera Grêmio e fatura o Penta no Gauchão

Num jogo marcado por ser o clássico com maior público na história do Beira-Rio, os donos da casa se deram bem. No caso, a juventude do Inter - 8 jogadores formados no clube em sua escalação inicial - se impôs à experiência dos "cascudos" do Grêmio. Foram necessários apenas 18 minutos para Nilmar e Valdívia se destacarem e colocarem a taça pela quinta vez consecutiva no museu Colorado - Giuliano, por ironia outra cria da base do Inter, diminuiria para o Tricolor, que precisaria de um segundo gol para garantir o título.

1o tempo: Inter avassalador

Um time parecia ligado no 220v, outro no 110v. Nos primeiros 18 minutos, o Inter teve 6 finalizações, com uma bola na trave e dois gols. Aguirre postou o seu time na maior parte do tempo num 4-4-1-1, com Rodrigo Dourado e Aránguiz por dentro, Valdívia e Sasha pelos lados, fechando a segunda linha de 4. Mais à frente, Dale era o organizador das jogadas. Postado como segundo atacante, tinha liberdade para girar por entre os setores e fazia o pivô para os jovens, que partiam de trás em velocidade. William, pela direita, foi a válvula de escape mais acionada pelo Inter ao longo de toda a partida.

Marcando num 4-2-3-1 em bloco médio, o Grêmio tinha um posicionamento tático bem parecido com o do Inter. Felipe Bastos e Maicon mais postados, a linha de 3 com Douglas centralizado - sem tantas funções defensivas, assim como Dale no rival - Giuliano na esquerda e Luan na direita. A diferença, entretanto, se deu na postura das duas equipes. A marcação em bloco médio Tricolor simplesmente não surtiu efeito no começo da partida. Bastos não conseguia marcar D'Alessandro. Giuliano não tinha velocidade para acompanhar William, deixando Marcelo Oliveira sozinho contra William e Sasha no lado esquerdo. Valdívia fez o que quis com Matias Rodriguez - outro que carecia do apoio dos companheiros na recomposição. O Inter atacava com 9, o Grêmio defendia com 7.

Aos 3 minutos, Rodrigo Dourado, na bola parada, obrigou Grohê a realizar um milagre. O goleiro, entretanto, não conseguiu evitar o tento Colorado, 5 minutos depois. Valdívia roubou a bola de Matias Rodrigues na esquerda e partiu em velocidade, tabelando com Nilmar. A transição ataque-defesa do Grêmio não foi suficientemente rápida para fazer a falta, os dois atletas Colorados progrediram até a área Tricolor, onde Grohê acertou a bola, que bateu em Nilmar e entrou: 1 a 0.

1o momento: Valdívia vai roubar a bola. Perceba que TRÊS jogadores do Inter pressionam os DOIS atletas Gremistas - Matias e Felipe Bastos.

2o momento: Arrancada de Nilmar. Nesse momento, são 3 Colorados contra 3 Gremistas

3o momento: Valdívia recebe a bola e entra na área. 
Sasha e Dale já aparecem como opção, ou seja, 4x3.

4o momento: Nilmar finaliza pro gol. Aránguiz e Sasha já estão dentro da área para auxiliar no ataque. O Grêmio segue defendendo com 3 jogadores



O outro gol do Inter foi parecido, mas a falha foi individual, por isso não farei a análise frame-a-frame. Em suma, Felipe Bastos recua mal e Nilmar rouba a bola. Ele passa por Matias Rodrigues e depois faz a assistência para Valdívia. Só Rodolpho e Matias estavam no campo de defesa do Grêmio, mas isso é compreensível, já que se tratava de uma bola parada ofensiva a favor do Tricolor.

Felipão fez então o que não havia feito nos 7x1: mexeu no time aos 28 do primeiro tempo. A entrada de Wallace na vaga do inoperante Felipe Bastos fez com que a sua equipe tivesse mais a bola e conseguisse retomar em parte o controle da partida. A lesão de Nilmar, que seria substituído no intervalo, também auxiliou o Tricolor a controlar o ímpeto Colorado.

No final do primeiro tempo, o Grêmio, que só tinha finalizado duas vezes até então, conseguiu diminuir com Giuliano, numa bola parada. Um gol que tinha tudo pra botar fogo no jogo...

1o tempo: Inter pressiona, Grêmio se defende como pode




2o tempo: Grêmio vai pra cima, mas sem força para vencer

Como era esperado, o Grêmio foi pra cima, mas faltou força para mudar o resultado. Com Mamute no lugar de Braian Rodriguez e Everton na vaga do inoperante Douglas, o time ficou mais agudo, mas parou na forte marcação imposta pelo Colorado. Marcando em bloco baixo, tendo apenas os argentinos Dale e Lizandro sem tantas tarefas defensivas, o Inter sempre tinha a marcação dobrada pelos lados, com destaque para Sasha e Valdívia. Os jovens wingers Colorados marcavam os adversários incansavelmente, por vezes até a linha de fundo, fazendo com que o Grêmio não encontrasse espaços para penetrar. Foram apenas 4 finalizações do Tricolor, sendo que nenhuma gerou grande preocupação para Alisson. 


Heatmaps de Sasha e Valdívia: 
presença constante nos dois lados do campo e também no setor defensivo