domingo, 13 de setembro de 2015

Três pontos interessantes em Chapecoense 1x3 Flamengo

Em mais uma vitória da equipe rubro-negra, desta vez contra a equipe da Chapecoense, que em seu território costuma conquistar bons resultados, alguns pontos interessantes taticamente foram destacados, e analisados em detalhes.

Escalações e formações básicas

Chapecoense (4-1-4-1/4-3-1-2): Danilo; Apodi, Rafael Lima, Neto, Dener; Elicarlos; Tiago Luís, Bruno Silva, Cléber Santana, Camilo; Bruno Rangel.

Flamengo (4-2-3-1): Paulo Victor; Pará, Cesar Martins, Samir, Jorge; Canteros, Márcio Araújo; Marcelo Cirino, Éverton, Paulinho; Kayke.

Distração, atração e uso do mesoespaço

No flagrante, Jorge com a bola no mesoespaço. Paulinho e Pará geram amplitude, bem abertos pelos lados. Note também que, apesar de utilizar o 4-1-4-1, a equipe da Chapecoense defende com duas linhas de quatro (Reprodução: globoesporte.com);
Nesta situação, artifícios como a distração e a atração de marcadores, e a utlização do mesoespaço, foram imprescindíveis para que o Flamengo desarticulasse o sistema defensivo da equipe catarinense.
Em uma movimentação inteligente da equipe carioca, Jorge se aproximou de Éverton, que tem a bola. Paulinho simultaneamente abriu, e levou o marcador, que o perseguiu, sem se preocupar com o espaço gerado às suas costas. A movimentação de Marcelo Cirino não parece, mas foi a mais importante. Em diagonal rumo ao centro, Cirino atraiu o marcador, deixando Éverton sob vigia de apenas um adversário. Caso Cirino não atraísse o marcador, este poderia marcar Éverton, enquanto o outro fecharia o espaço a ser utilizado por Jorge. Note:


Na sequência do lance, Éverton esperou a aproximação do marcador e passou a Jorge que, no mesoespaço, teve terreno para progredir e boas opções de passe como Kayke e o próprio Cirino.

Elicarlos e a saída de três

Flagrante da saída de três, com Elicarlos entre os zagueiros, e jogadores bem abertos pelas pontas (Reprodução: globoesporte.com).
Na saída de três da Chapecoense, Elicarlos chegou a optar por passes curtos, mas geralmente preferia a ligação direta com Apodi ou Tiago Luís, velozes e sempre se projetando pelos lados.
Apesar de preferir o jogo reativo e passes diretos, a Chapecoense utilizou em diversos momentos a saída de três, com Elicarlos afundando entre os zagueiros abertos, e a projeção dos laterais, principalmente Apodi, o principal alvo dos passes de Elicarlos.

Transição veloz do Flamengo

No lance do terceiro gol, um contragolpe em velocidade deu números finais à partida. Em quatro imagens, essa veloz transição ofensiva foi dissecada.


Éverton, na lateral esquerda após a saída de Jorge, recupera a posse. Rapidamente realiza passe vertical à Éderson, que juntamente com Luiz Antônio já inicia a carreira em velocidade.


Éderson passa a Luiz Antônio e se prepara para ultrapassá-lo. Perceba que, no canto inferior direito da imagem, é possível ver Kayke já partindo em velocidade da diagonal para o centro.


Éderson ultrapassa Luiz Antônio, que, antes da chegada da marcação, retorna em seu companheiro.


Este deixa a bola passar por ele, e de primeira serve Kayke, que se projeta por trás do último homem. De frente para a meta, Kayke não tem dificuldades para marcar o terceiro tento.

Por Felipe de Faria