domingo, 18 de outubro de 2015

Três pontos interessantes em Botafogo 4x0 Bragantino

Com mais um grande resultado, a equipe do Botafogo passa a ver o título ainda mais perto, e nessa partida puderam ser vistas várias virtudes, assim como alguns defeitos da equipe alvinegra, detalhados a seguir.

Rodrigo Lindoso e a saída de três

A saída de três do Botafogo. Laterais espetados e gerando amplitude, e Lindoso afundando entre os zagueiros abertos (Reprodução: SporTV). 
Ao longo da temporada, um dos grandes problemas da equipe do Botafogo foi a saída de bola. A dificuldade de sair 'limpo' mesmo sob a mínima pressão gerava a tentativa de ligação direta, geralmente infrutífera. Além disso, a pouca participação dos volantes na saída a tornava previsível, sempre pelos lados.

A titularidade de Lindoso permitiu uma melhora considerável nesse aspecto. Com bons atributos de passe e visão de jogo, e boa noção de posicionamento, Lindoso faz muito bem a saída de três, minimizando ligações diretas e aumentando o repertório do Alvinegro, que apesar de muitas vezes acelerar o jogo nas transições, pode optar também por uma construção de jogo cadenciada.

Espaços entre as linhas

Jogador do Bragantino recebe o passe com liberdade e espaço para avançar, entre as duas linhas de marcação botafoguense (Reprodução: SporTV).
Alguns problemas defensivos ainda assolam o Botafogo, e na imagem é possível notá-los. A falta de coordenação das linhas faz com que, na fase ofensiva, essas se distanciem, e assim, no momento que a equipe perde a posse, há um enorme espaço entre elas. A lenta recomposição dos jogadores mais avançados e a ineficácia na temporização do avanço adversário contribui para que esse chegue ao ataque rapidamente, e tenha um bom tempo para explorar o espaço entrelinhas.

Transições velozes

Uma marca da equipe desde o princípio do ano, a transição em velocidade, seja pelos lados ou pelo centro continua sendo uma importante arma alvinegra sob o comando de Ricardo Gomes. Na partida de ontem, foi responsável por dois dos quatro gols marcados, e outras boas oportunidades de gol. A lenta e desorganizada recomposição do Bragantino facilitou esse tipo de ação. 

Uma transição rápida deu origem ao primeiro gol do Botafogo (Reprodução: SporTV).
No primeiro lance destacado, o avanço atrapalhado do lateral Moisés gerou um buraco na esquerda (lado direito do Botafogo), por onde Octávio e Neílton infiltraram com qualidade. Nesse lance, destaque também para Renan Fonseca, muitas vezes responsável por iniciar os contra-ataques com passes precisos, logo após retomar a posse.

Neílton teve liberdade para avançar até à área adversária (Reprodução: SporTV).
A segunda imagem, mostra uma retomada de bola após um escanteio contra o Botafogo, já no segundo tempo. Atrás no placar, a equipe paulista diversas vezes se lançou ao ataque de forma inconsequente, e nesse lance é possível notar que não há um só homem no campo defensivo, sendo que há alguns segundos a posse já era do Botafogo. Em velocidade, Neílton chegou até à área adversária, mas teve a finalização travada.

Em dois flagrantes, a origem do terceiro gol (Reprodução: SporTV).
O terceiro gol teve origem novamente em uma rápida transição. Navarro acelerou, passou a Daniel Carvalho, e este de primeira lançou Willian Arão, que já vinha desde trás em alta velocidade. Maestria no contra-ataque. É necessário ressaltar que mais uma vez, o Bragantino deixou enormes espaços, facilitando a ação ofensiva por parte do Glorioso.

Por Felipe de Faria (@Felipe_de_Faria)